RIO DE JANEIRO - A Nova Cedae inaugura, na próxima segunda-feira (12/05) a nova Elevatória de Esgotos do Jardim Botânico, na zona Sul do Rio. O evento será realizado às 10h30 na rua Jardim Botânico, esquina com rua Pacheco Leão A reforma da elevatória, que envolveu investimentos da ordem de R$ 330 mil, beneficiará diretamente cerca de 20 mil moradores da região.

Com a modernização concluída, a elevatória do Jardim Botânico vai operar com maior segurança operacional, reduzindo os riscos de acidentes e trazendo maior proteção ambiental à Lagoa Rodrigo de Freitas. Afinal, o novo conjunto de bombas, que transportará o esgoto dos bairros do Jardim Botânico e do Horto para o Emissário Submarino de Ipanema, vai operar com maior eficiência, confiabilidade e com redução considerável de custos operacionais, afirmou o presidente da Cedae, Wagner Victer. 

Durante a reforma da elevatória, foi instalado um novo sistema de bombeamento, que compreende três grupos moto-bombas de 40 cv, sendo dois submersíveis e um convencional, que trará uma redução dos custos de manutenção, operação e economia de energia elétrica. Além disso, o painel elétrico, que opera as bombas, foi totalmente reformado e modernizado. Todo o sistema elétrico foi refeito, além da reforma das instalações da elevatória, que não fica aparente à população, pois foi toda construída no subterrâneo.

 Em fevereiro, inauguramos a nova elevatória da Saturnino de Brito, que trouxe benefícios não apenas para o meio ambiente, mas também para todos os cariocas que freqüentam este cartão postal que é a Lagoa. Agora, estamos entregando aos cariocas a nova elevatória do Jardim Botânico. Mas, a Cedae não pára por aí, continuaremos com o programa de modernização das Elevatórias da Zona Sul e estaremos inaugurando, nos próximos 30 dias, as Elevatórias Farme de Amoedo e Cantagalo. Os benefícios ao ecossistema da Lagoa Rodrigo de Freitas serão enormes, pois todas elevatórias vão operar com mais segurança, reduzindo os riscos ambientais, destacou Victer.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.