Cedae faz manutenção preventiva em adutora

RIO DE JANEIRO - A Nova Cedae realizará, nesta terça-feira, a partir das 9h, uma manutenção preventiva na Segunda Adutora de Ribeirão das Lajes, que tem uma extensão de 76 quilômetros e opera com uma vazão média de 2,5 mil litros por segundo. Os serviços de manutenção terão duração de 24 horas e devem ser concluído às 9h da próxima quarta-feira.

Redação |

Durante a manutenção preventiva, a Segunda Adutora terá a sua operação interrompida para que os técnicos da Cedae vistoriem toda a extensão da tubulação, o que poderá afetar o fornecimento de água nos bairros de Ramos, Centro, Caju, Ilha do Governador, Olaria, Bonsucesso, Rocha, Benfica, Riachuelo e São Francisco Xavier, no Rio de Janeiro, Prados Verdes, Agronomia e Codin, em Seropédica, Porto de Sepetiba, e Ilha da Madeira, em Itaguaí, e Engenheiro Pedreira, em Queimados. A paralisação envolverá a participação de 100 técnicos da Cedae na operação.

Até a normalização do fornecimento de água, que deverá ocorrer em um prazo de 48 horas após a conclusão dos serviços, os moradores das áreas afetadas devem evitar desperdícios como lavar carros e calçadas, tomar banhos demorados e regar jardins e quintais.

A Companhia também recomenda aos moradores dos bairros atingidos que armazenem água para que não sejam surpreendidos com a redução momentânea do abastecimento. A Cedae alerta que a água deverá ser armazenada de maneira adequada com recipientes fechados, o que afasta uma possível contaminação do produto e proliferação do mosquito da Dengue.

Construída em concreto protendido, a Segunda Adutora de Ribeirão das Lajes tem início na Calha de Fontes, no município de Piraí, percorrendo uma distância de 76 quilômetros. A tubulação, que tem uma vazão média de 2,5 mil litros por segundo, chega em alguns trechos a ter um diâmetro de 1.750 milímetros. A Segunda Adutora de Ribeirão das Lajes é responsável por 100% do abastecimento do município de Seropédica.

Leia mais sobre: abastecimento

    Leia tudo sobre: água

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG