Veja o que abre e o que fecha em Fortaleza durante o carnaval

Confira os horários de funcionamento dos principais serviços públicos e do comércio

Daniel Aderaldo, iG Ceará |

O fortalezense que escolher ficar na cidade durante o feriado de carnaval deve observar as mudanças no funcionamento de serviços públicos e do comércio. Quem quiser aproveitar os dias de folga para fazer compras no comércio varejista de rua ou nos shoppings centers terá apenas o sábado (18) e à tarde da quarta-feira de cinzas (22) durante o feriado prolongado.

Comércio lojista de rua
De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Fortaleza (Sindilojas), as lojas de rua irão funcionar somente no sábado, no horário comercial habitual. Domingo (19), segunda-feira (20) e terça-feira (21) os estabelecimentos fecharão as portas. Na quarta-feira, as lojas reabrem a partir de meio-dia.

Shoppings
As praças de alimentação e lojas dos principais shoppings centers da cidade também terão funcionamento alterado. Tanto o Shopping Iguatemi como o North Shopping funcionarão normalmente no sábado. No domingo e nos dias de feriado, os lojitas das praças de alimentação terão a opção de abrir ou não. Os cinemas contarão com programação a partir das 12h. As lojas fecharão e os supermercados abrirão todos os dias.

Repartições públicas
fecharão no final de semana e dias de feriado. Na quarta-feira o expediente será facultativo.

Bancos
Bancos públicos e particulares também não terão expediente no feriado e só atenderão público na quarta-feira a partir de meio-dia.

Transporte público
A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) informou que além da frota habitual operante, serão distribuídos 90 ônibus extras no período carnavalesco para facilitar o deslocamento às praias e aos locais de festa.

Saúde
Os sete hospitais que compõem a rede estadual de saúde em Fortaleza terão atendimento normal. O Instituto José Frota (IJF), hospital referência em traumatismo e queimaduras, também atenderá 24 horas. Os postos de saúde do município não terão atendimento no final de semana e nos dias de feriado, incluindo quarta-feira.

Estradas
O Detran atuará até o dia 22, durante a Operação Carnaval, com 300 servidores e agentes da Polícia Militar nas rodovias estaduais realizando 238 operações de fiscalização, nas zonas de Praia, Serra e Sertão. Todas as equipes terão bafômetro para verificar o nível de álcool no sangue, com base na Lei Seca.

Segurança
Segundo a Secretaria de Segurança e Defesa Social do Ceará, ao todo, mais de 10 mil homens vão trabalhar na segurança dos cearenses e turistas que vão festejar o Carnaval.

Limpeza
A coleta de lixo realizada pela Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb) vai ter a escala normal mantida.

    Leia tudo sobre: carnavalferiadofortaleza

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG