Servidores do Detran do Ceará entram em greve na terça-feira

Dos oito postos de atendimento de Fortaleza, apenas três irão funcionar durante paralisação

Daniel Aderaldo, iG São Paulo |

Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran) vão entrar em greve a partir da próxima terça-feira (12). Dos 19 postos de atendimento em todo Estado, só sete irão funcionar, sendo três em Fortaleza.

O Detran do Ceará conta com um quadro de 1.080 funcionários, sendo que apenas 680 são concursados e o restante é de funcionários terceirizados. O último concurso aconteceu há 32 anos. “Não pode uma repartição publica ter quase o mesmo número de servidores terceirizados e concursados”, disse a presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Área de Trânsito do Ceará (Sindetran-CE), Eliene Uchôa. Segundo ela, o salário médio dos servidores que não tem nível superior é de R$ 600.

De acordo com o Sindetran-CE, há cinco anos a categoria negocia a reestruturação do plano de cargos, carreira e salário, mas a reivindicação não foi atendida até agora.

Eles querem reajuste médio de 30%, realização de concurso público e melhores condições de trabalho. “Em 1979, nós atendíamos uma frota de 170 mil veículos e tínhamos mil servidores. Hoje são 680 para 1,7 milhões de veículos”, ponderou Eliene.

A presidente do sindicato explica que os serviços mais prejudicados pela falta de funcionários atualmente no Ceará são os de emissão de carteiras de habilitação e as vistorias de veículos para emplacamentos e transferências. “Não temos servidores suficientes para atender a demanda".

A assessoria de imprensa do Detran informou que o governo do Ceará não negocia com grevistas, e que se a paralisação se agravar irá recorrer à justiça, a exemplo do que fez com os policiais civis, em greve desde o último sábado (2). A assessoria do órgão argumentou ainda que os servidores tiveram um reajuste de 20% a 60% em 2009 e que, em 2007, 150 servidores lotados no antigo Departamento de Edificações e Rodovias (DER) foram incorporados ao Detran.

    Leia tudo sobre: DetranCearágreve

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG