Prefeita de Fortaleza tapa buracos e frustra rally

Organização do protesto precisou mudar o itinerário em busca das vias esburacadas

Daniel Aderaldo, iG Ceará |

A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), tapou parte dos buracos da cidade e estragou o protesto em forma de rally realizado na capital cearense na manhã deste domingo (29). Com baixa adesão da população e sem participação de políticos, a manifestação reuniu cerca de 100 veículos e terminou com apenas 20, em uma via da Praia do Futuro, onde o asfalto não existe.

O evento foi uma maneira irreverente de protestar contra as condições das ruas e avenidas de Fortaleza encontrada pelo fotógrafo Wellington Macedo, o mesmo responsável por uma iniciativa semelhante realizada ao longo da BR-222, no dia 15 de maio. O protesto na rodovia federal foi comandado pelo governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), que protagonizou um bate-boca público com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento.

Quando soube que o protesto se repetiria em Fortaleza, a prefeita Luizianne não se mostrou preocupada. Disse apenas que tudo seria superado após o término do período chuvoso. Com o final da temporada chuvosa, a petista começou a reparar o asfalto das vias da capital.

A organização do “Rally da Fortaleza Dela” – nome dado em alusão ao slogan da administração municipal “Fortaleza Bela” – bem que tentou esconder o itinerário que a carreata iria percorrer para mostrar o estado da malha viária da cidade. Contudo, desde a última segunda-feira (23), a prefeitura iniciou uma operação tapa-buracos na periferia da cidade e recuperou as vias que eram consideradas as mais críticas, localizadas no entorno dos terminais de ônibus dos bairros da regional IV.

Daniel Aderaldo, iG Ceará
Participante do rally caiu em um dos buracos, entre Praia do Futuro e Sabiaguaba
“Para nós, não importava se já tivesse ou não tivesse tapado os buracos. O que importa é que o nosso protesto já funcionou, já deu resultado. Nos últimos quatro dias a prefeitura correu. Eles trabalharam muito. É sinal que o clamor do povo cearense está funcionando”, disse Wellington Macedo.

Itinerário

A concentração começou por volta das 8 horas, na Praça do Ferreira, centro da cidade, mas o comboio só partiu às 10 horas, ainda com poucos veículos. Apenas na metade do percurso, na avenida Beira-Mar, principal ponto turístico de Fortaleza, o protesto ganhou adesão e chegou a provocar congestionamento.
Na maior parte do trajeto o que se viu foram ruas de asfalto bastante irregular, mas com poucos buracos. Foi assim nas avenidas Leste-Oeste, 13 de Maio, Pontes Vieira e Barão de Studart – as três últimas de áreas nobres da capital cearense.

Daniel Adelardo, iG Ceará
Carros, picapes e até quadrículos participaram do rally
O “Rali da Fortaleza Dela” só fez justiça ao nome quando chegou ao final, na avenida Manoel de Castro. Na via que liga a Praia do Futuro a outras praias do litoral leste cearense, o asfalto não existe. A avenida é um problema antigo de Fortaleza. Unida à ponte da Sabiaguaba, localizada sobre o rio Cocó, ela deveria encurtar o caminho até a CE-040, mas praticamente não é utilizada.

Para chegar até lá, percorre-se a pista nova da ponte da Sabiaguaba. Ao atravessá-la, o cenário muda e os motoristas só encontram areia e buracos. O empresário Alzenir de Carvalho, 22, que participava do protesto, acabou sendo vítima de um desses buracos. O carro ficou preso e ele precisou de ajuda para conseguir sair.

Movimento apartidário

O organizador do protesto , Welington Macedo, reiterou diversas vezes que não é filiado a nenhum partido e que não pretende se candidatar a vereador nas próximas eleições, como foi cogitado. Welington é natural de Fortaleza, mas vive em Sobral, cidade natal de Cid Gomes. “Sou uma pessoa do povo que teve coragem de me manifestar e fazer o que muitos gostariam, mas não tiveram oportunidade”, explicou.

Impeachment


O coordenador do Movimento Ficha Limpa e vice-coordenador da Ação Cearense e de Combate a Corrupção, Fernandes Filho, aproveitou a manifestação para colher assinaturas para o pedido de impeachment com que pretende ingressar na Câmara Municipal. "A participação neste evento é o pontapé inicial".

    Leia tudo sobre: luizianne linsrallyfortaleza

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG