Polícia do Ceará usa jet ski e mergulho contra bandido nadador

Na avenida Beira Mar, ladrões furtam os pedestres e fogem pelo mar, se escondendo nas jangadas de pescadores

Daniel Aderaldo, iG Ceará |

A Polícia Militar do Ceará adotou um jet ski e dois mergulhadores para impedir criminosos que roubam no calçadão da avenida Beira Mar de Fortaleza de escaparem a nado pelo mar.

Leia também: Praias de Fortaleza não têm placas que avisam sobre poluição

O comandante do Batalhão de Polícia de Turismo (BPTur), tenente-coronel John Roosevelt Alencar, afirma que o reforço do policiamento a pé e motorizado diminuiu em 70% o número de pequenos furtos aos visitantes que caminham pelo calçadão da Beira Mar – um dos pontos turísticos mais freqüentados da capital cearense. Hoje, ao todo, 60 policiais e cinco viaturas 4x4 se revezam durante o dia na área.

O problema é que alguns criminosos passaram a usar uma tática diferente para fugir da polícia após realizarem furtos. Eles aproveitam o acesso curto do calçadão até o mar e se escondem nas jangadas dos pescadores que ficam ancoradas na enseada do Mucuripe.

Daniel Aderaldo/iG
A enseada do Mucuripe fica no final do calçadão da avenida Beira Mar, que começa na Praia de Iracema
À noite é quando a estratégia funciona melhor, segundo o comandante do BPTur. A falta de iluminação e as árvores no local dificultam o trabalho dos policiais que fazem a ronda na avenida. “A criminalidade diminuiu muito, mas ainda registramos três ou quatro ocorrências por mês em que os ladrões fogem pelo mar”, conta.

A solução foi fazer uma parceria com o Corpo de Bombeiros. Agora, dois mergulhadores da corporação vão entrar em ação quando algum bandido resolver fugir a nado e se abrigar nas jangadas. A estrutura é a mesma utilizada por salva-vidas: jet ski, pranchas e pés de pato. A diferença está na missão dada aos bombeiros. “Eles são militares que também estão preparados para esse tipo de ação”, explica o comandante.

Avenida Beira Mar

A avenida Beira Mar é um dos pontos turísticos mais visitados de Fortaleza e também uma área de lazer bastante procurada pelos fortalezenses. Lá, além do calçadão com o mar logo ao lado, está o principal pólo hoteleiro da cidade, uma feira de artesanato e dezenas de restaurantes tradicionais pelos pratos com peixe e frutos do mar.

Já a enseada do Mucuripe fica no final do calçadão da avenida Beira Mar, que começa na Praia de Iracema. É lá que parte dos pescadores remanescentes do litoral leste de Fortaleza ancora suas jangadas para manutenção ou enquanto descasam. Esse é o cenário que inspirou a música que fala das velas do Mucuripe, composta pelos cearenses Fagner e Belchior.

    Leia tudo sobre: mucuripepraia da iracemafortalezaceará

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG