Pane causa incêndio no maior hospital de emergência do Ceará

Ninguém ficou ferido. Em cerca de um ano, este é o 3º acidente no instituto

Daniel Aderaldo, iG Ceará |

Uma pane elétrica provocou um princípio de incêndio, na madrugada da última segunda-feira (2), no Instituto Doutor José Frota (IJF), maior hospital de urgência e emergência do Ceará, localizado em Fortaleza. Ninguém ficou ferido, mas pacientes precisaram ser removidos às pressas.

Não dá para garantir que isso nunca mais vai acontecer. Tudo o que é preciso ser feito para não acontecer foi feito”, diz o superintendente do instituto, Messias Barbosa

O incidente aconteceu no terceiro andar do IJF, onde funcionam o centro cirúrgico e a sala de recuperação. Os pacientes que não estavam ligados a aparelhos no momento do incêndio foram transferidos para o corredor de emergência do IJF. O Corpo de Bombeiros chegou rápido ao local da ocorrência e conseguiu controlar o fogo antes que ele se espalhasse. “Não dá para garantir que isso nunca mais vai acontecer. Tudo o que é preciso ser feito para não acontecer foi feito”, afirmou o superintendente do instituto, Messias Barbosa.

Em um ano, este é o terceiro caso de fogo provocado por problemas no circuito do prédio do IJF, inaugurado há 18 anos. Desta vez, o curto-circuito foi no cabeamento que fornece energia para o centro cirúrgico, no terceiro andar do hospital. Caso semelhante aconteceu no dia 15 de maio de 2010, quando o curto-circuito de um ar-condicionado do centro cirúrgico também provocou um principio de incêndio. No dia 11 de abril do ano passado duas quedas de energia provocaram curtos em um dos geradores, deixando o hospital sem luz.

O IJF enfrenta problemas para atender a demanda que excede sua capacidade. A unidade, com 406 leitos, sendo 34 de emergência, atende, em média, 400 pacientes por dia. O hospital é mantido pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, mas 52% dos pacientes vêm do interior do estado. “Quanto mais paciente você tiver, mais você utiliza energia”, ponderou Barbosa. “O que a gente precisa é de um outro IJF no Ceará para melhorar a situação”, concluiu.

    Leia tudo sobre: Instituto Doutor José FrotaFortalezaCearásaúde

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG