Criança mordida por sagui morre vítima de raiva humana no Ceará

O menino de nove anos tirou o animal da mata e levou para casa; a letalidade da doença é de quase 100%; apenas um paciente dos EUA e outro de Pernambuco sobreviveram

Daniel Aderaldo, iG Ceará |

Uma criança morreu vítima de raiva humana na segunda-feira (12). O garoto de nove anos de idade estava internado em um hospital do município de Barbalha, no Cariri cearense .

O menino foi mordido por um sagui – também conhecido como soim – há cerca de um mês no município de Jati, no Cariri. Segundo a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), a vítima capturou o animal silvestre na mata no dia 3 de fevereiro e o levou para casa, onde foi contaminado.

Também no Ceará: Grávida morre vítima de gripe A

A mordida deixou um corte profundo no polegar da criança. Após 20 dias, os sintomas apareceram. Ele foi então atendido no hospital de Jati, e depois no Hospital Infantil de Brejo Santo. No dia 29 de fevereiro no Hospital São Vicente, de Barbalha, onde morreu.

A doença foi confirmada pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) confirmou a doença. Desde 2005, foram confirmados cinco casos de raiva humana no Ceará. Sendo que quatro foram contaminados por soins e em apenas um caso a doença foi transmitido por um cão.

A letalidade da doença é próxima de 100%. No mundo inteiro, apenas dois pacientes, um dos Estados Unidos e outro em Pernambuco sobreviveram, mas com sequelas.

A criação de soins como animais domésticos é uma prática comum no interior do Ceará, principalmente na região do Cariri, onde a espécie é abundante.

Ao ser atacado por um animal, a vítima deve lavar imediatamente o local da mordida ou arranhão com água e sabão e procurar em seguida assistência médica.

    Leia tudo sobre: raiva humanasaguimenino

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG