Confira o que abre e fecha em Fortaleza no 7 de Setembro

Vias serão fechadas e transporte público será reforçado para o dia da Independência do Brasil

Daniel Aderaldo, iG Ceará |

O tradicional desfile cívico-militar do feriado de 7 de setembro irá afetar o entorno do evento em Fortaleza e várias vias serão bloqueadas. O feriado também vai alterar o funcionamento de serviços públicos e do comércio lojista de rua e de shoppings. Veja como fica o tráfego na região afetada e os horários de alguns dos serviços. 

Trânsito

A operação de apoio da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) ao desfile cívico-militar em homenagem ao 7 de setembro irá mobilizar 200 agentes.

O estacionamento de veículos será impedido ao longo do percurso oficial do desfile, que passará pelas avenidas Pessoa Anta, Almirante Barroso, Historiador Raimundo Girão e Beira Mar, na Praia de Iracema. A operação prevê o bloqueio das avenidas citadas anteriormente, no trecho entre a rua Alberto Nepomuceno e o Mercado dos Peixes. Até as 7h essas vias serão liberadas apenas para acesso dos moradores e a partir de 8h a interdição será total. O percurso será dividido em área de concentração, área de cortejo e área de dispersão. A previsão é que a operação seja finalizada às 14h.

Durante o feriado, a AMC continuará realizando o atendimento as ocorrências e realizando fiscalização. O contato com a Central de Atendimentos das AMC pode ser feito através do 190.

Transporte público

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) reforçará a frota de coletivos. Ao todo, além dos 850 ônibus que circulam no feriado, 60 veículos extras estarão à disposição, a partir das 7h da manhã, privilegiando o deslocamento da população ao desfile e às praias.

Linhas especiais farão a ligação direta dos terminais ao local do desfile. Do início ao fim do evento, entre 7 e 14 horas, cerca de 30 auxiliares de operação do órgão estarão distribuídos nos terminais e nos pontos de paradas próximos, situados na avenida Abolição, orientando o embarque e desembarque de usuários.

Limpeza

Oito garis vão permanecer na área desfile no momento do evento. Após o encerramento, mais 20 homens vão reforçar a varrição. A coleta de material deixado pelos participantes será feita por um caminhão compactador e a previsão de encerrar os trabalhos é por volta das 15 horas.

Segurança

Cerca de 300 policiais militares estarão na avenida Beira Mar, durante o desfile. A Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza (GMF) dará apoio na segurança. Ao todo, 35 guardas municipais atuarão no entorno do palanque de autoridades, a partir das 7h, até a dispersão do público, após o encerramento do evento.

Comércio lojista de rua

De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Fortaleza (Sindilojas), as lojas de rua e dos shoppings não abrirão as portas no feriado.

Shoppings

As praças de alimentação e equipamentos de lazer do Shopping Iguatemi funcionarão das 10h30min às 22h e os cinemas a partir das 12h até 22h. No North Shopping, a praça de alimentação abrirá às 11h e os cinemas às 12h30. Ambos funcionarão até 22h. Os supermercados dos shoppings vão acompanhar o horário de funcionamento dos demais equipamentos. As lojas não abrirão.

Estradas

A Polícia Rodoviária Estadual terá plantão inalterado nos postos fixos de fiscalização. Além disso, serão montadas 10 operações itinerantes nas estradas estaduais.

Repartições públicas
Não funcionarão apenas na quarta-feira (7).

Bancos
Bancos públicos e particulares fecharão na quarta-feira (7).

Saúde
Os sete hospitais que compõem a rede estadual de saúde em Fortaleza terão atendimento normal. O Instituto José Frota (IJF), hospital referência em traumatismo e queimados, também atenderá 24 horas. Já os postos de saúde não abrirão no feriado.

Lazer
Os museus do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura abrirão para visitação das 14h às 19h30. Os cinemas e demais equipamentos também irão operar.

    Leia tudo sobre: abre-fecha7 de setembrofortalezabahia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG