Cidade do Ceará registra 11 casos de gripe suína

Todos os infectados pelo vírus H1N1 são adolescentes de uma mesma escola do município de Pedra Branca

Daniel Aderaldo, iG Ceará |

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) confirmou 11 casos de gripe H1N1 ( gripe suína ) no município de Pedra Branca, a 258 quilômetros de Fortaleza. Todos os pacientes são estudantes de uma escola agrícola da cidade.

A Sesa informou que foi comunicada sobre o surto do vírus na quarta-feira e enviou profissionais para a cidade localizada no sertão central cearense para investigar os 91 casos suspeitos. Os exames do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) confirmaram os 11 casos da doença na sexta-feira.

Todos os pacientes estudam na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Antônio Rodrigues de Oliveira. A Secretaria da Saúde divulgou que o surto pode ter sido provocado por uma pessoa da cidade que teve contato com um paciente infectado pelo vírus no Estado de São Paulo.

Os estudantes infectados pelo vírus - também conhecido como gripe A - estão sendo acompanhados e monitorados pelas vigilâncias epidemiológicas da Sesa e da Secretaria de Saúde Municipal de Pedra Branca.

Pedra Branca tem 43 mil habitantes. Este ano, 17 mil moradores da cidade receberam a vacina do governo contra gripe. Cerca de 94% das crianças com menos de 1 ano e 95% dos idosos foram vacinados, segundo a Sesa.

    Leia tudo sobre: gripe suína

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG