Cidade do Ceará tenta transformar rapadura gigante em atração turística

"Nós não temos praia, o ícone local é a cana-de-açúcar", diz secretário de turismo sobre doce de 3,2 toneladas

Daniel Aderaldo, iG Ceará | 01/08/2011 16:58

Texto:
enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios

O município de Pindoretama (a 45 quilômetros de Fortaleza) quer entrar para o Guinness Book – o livro dos recordes – como a "casa" da maior rapadura do mundo, com suas 3,2 toneladas. Com isso, a prefeitura quer transformar a cidade em destino turístico. 

Para produzi-la,  20 pessoas trabalharam nas 33 toneladas de cana-de-açúcar e 500 quilos de açúcar que viraram o doce de 3,8 metros de comprimento, 2,5 m de largura, 38 cm de espessura e 3.225 quilos.

Foto: Divulgação

A rapadura gigante de Pindoretama, com 3,2 toneladas: a prefeitura quer transformá-la em atração turística

A rapadura é feita a partir do caldo da cana-de-açúcar. Ela é moída para extrair o caldo, que depois é fervido e batido durante horas, várias vezes, até que se torne um melado. Após secar, ela fica bem dura, formato em que é mais comercializada.

Atração turística

Foto: Reprodução/Google Maps Ampliar

Pindoretama fica a 45 quilômetros de Fortaleza

A rapadura gigante é produzida desde 2004. A cada ano ela cresce um pouco. A última pesava 100 quilos a menos e já virou sobremesa. A deste ano ainda vai durar um pouco mais. O doce foi a sensação de um festival agropecuária local e, com a ajuda de um guincho, foi levado para o engenho Complexo Tradição, onde agora é atração turística.

O secretário de Turismo de Pindoretama, Antônio Rebouças, diz que a estratégia é usar o registro do livro dos recordes para atrair mais visitantes e transformar a cidade em um destino turístico. “Nós não temos praia, o ícone local é a cana-de-açúcar e o artesanato de renda de bilro”, justifica.

Pindoretama tem na agricultura a maior fonte de renda. O setor é responsável por 35% de toda a arrecadação do município de 20 mil habitantes. Os principais produtos agrícolas são a manga, o coco, a mandioca e, claro, a cana-de-açúcar.

Texto:
enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG


Ver de novo