Cid Gomes tenta convencer, pessoalmente, morador a deixar casa

Governador do Ceará fez visita-surpresa a bairro que pode ter várias residências desapropriadas por metrô de superfície

Daniel Aderaldo, iG Ceará |

O governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), surpreendeu os moradores de uma área que deve ser desapropriada para abrir espaço para o metrô de superfície de Fortaleza. Cid foi à comunidade Aldaci Barbo, no bairro Fátima, na noite de terça-feira (2), e de casa em casa apresentou o projeto do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), em uma tentativa de convencer os moradores a deixar suas casas.

O VLT vai interligar o bairro da Parangaba, na periferia de Fortaleza, o Estádio Castelão e o Porto de Mucuripe. O projeto foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade Urbana para obras da Copa de 2014 . No local da visita inesperada, 400 famílias terão que escolher entre indenização ou mudança de casa feita pelo governo do Estado. Contudo, existem mais de dois mil imóveis a serem desapropriados entre Parangaba e Mucuripe.

Divulgação
Cid Gomes, durante visita a moradores que podem ter casas desapropriadas em Fortaleza
Passava das 21 horas e Cid Gomes ainda batia de porta em porta para explicar aos moradores os critérios usados para avaliar os imóveis. A assessoria de imprensa do governador informou que visita aconteceu já tarde da noite por ser um horário em que a maioria das pessoas está em casa.

Obras questionadas

O governo do Ceará vem encontrando dificuldades para desapropriar as áreas que darão passagem ao VLT. Em julho, o Ministério Público Federal (MPF) ajuizou uma ação civil pública solicitando suspensão de qualquer ato de desapropriação. Nesta quarta-feira (3), a Defensoria Pública da União tem duas reuniões para tratar das desapropriações e do licenciamento ambiental para as obras.

O procurador da República no Ceará, Alessander Sales, que ingressou com a ação civil pública, disse que o ato do governador foi “inapropriado”. Segundo ele, as desapropriações só podem começar quando o licenciamento ambiental em andamento for expedido.

Protestos

A surpresa não ficou apenas por conta de Cid Gomes. Mesmo tendo feito a visita sem agenda prévia, manifestantes chegaram ao local e realizaram protestos contra as obras, puxados pelos vereador de Fortaleza João Alfredo (Psol).

    Leia tudo sobre: copa 2014cid gomes

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG