Ciclista de 60 anos é atropelado por carro e morre em Fortaleza

O comerciante Napoleão Ferreira Lima voltava para casa quando foi atingido. Motorista fugiu sem prestar socorro

Daniel Aderaldo. iG Ceará |

Um ciclista de 60 anos morreu atropelado por um carro na manhã desta quarta-feira (15), em Fortaleza. O acidente aconteceu em um viaduto que liga duas avenidas movimentadas localizadas próximas à BR-116, no bairro Cidade dos Funcionários. Hoje, a capital cearense conta com 65 quilômetros de ciclovias, mas que não são interligadas.

O comerciante Napoleão Ferreira Lima voltava para casa em uma bicicleta com um cesta carregada de frutas e verduras quando foi atropelado. Ele morreu na hora. O motorista do automóvel fugiu sem prestar socorro, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Ciclovias de Fortaleza

Atualmente, Fortaleza possui 65 quilômetros de ciclovias. Contudo, elas estão espalhadas e não há uma integração que possibilite um trajeto seguro entre os bairros da capital. Também não há ciclofaixas nem bicicletários.

A ciclovia em melhor estado e a mais extensa de Fortaleza é a da avenida da Washington Soares, uma das mais importantes e movimentadas da cidade. A ciclovia acompanha os oito quilômetros de extensão da avenida que corta toda a zona leste da capital, interligando o bairro da Aldeota a bairros em expansão como Água Fria, Cidade dos Funcionários, Edson Queiroz, Cambeba e Messejana.

Em 2008, o Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor) iniciou um planejamento cicloviário para a cidade. Até agora, já se construiu uma nova ciclovia na avenida Mister Hull, que liga a região norte da cidade a BR-222 e BR-20, com total de dois quilômetros. Além disso, estão em execução as ciclovias das avenidas Bezerra de Menezes e Humberto Monte. Com isso, pelo menos 16 bairros da regional 3 de Fortaleza serão interligados por ciclovias.

Segundo o Transfor, a infraestrutura que está sendo implantada pretende ainda interligar as ciclovias que já existem e dar acesso aos terminais de ônibus do Antônio Bezerra, Papicu, Siqueira e Parangaba, que serão dotados de bicicletários. A primeira etapa do programa deve ser concluída em 2012. Com a conclusão das obras, Fortaleza passará a ter 95 quilômetros de ciclovias.

    Leia tudo sobre: ciclistaatropelamentofortalezaceará

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG