Apesar de surto controlado, Fortaleza tem caso de gripe A

Conhecida como gripe suína, doença começou em Pedra Branca, chegou a outras cidades do Sertão Central e agora à capital. Os 23 pacientes infectados passam bem

Daniel Aderaldo, iG Ceará |

A Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) divulgou um boletim nesta sexta-feira (16) informando que o surto de gripe A (vírus H1N1) iniciado no município de Pedra Branca, a 258 quilômetros de Fortaleza, foi controlado. Apesar disso, um novo caso foi registrado na capital – o primeiro fora do Sertão Central do Ceará. Com isso, subiu para 23 o número de pessoas infectadas pela doença no Estado. Todos sem gravidade.

Gripe A se espalha: Sem gravidade, gripe A se espalha pelo interior do Ceará

Saiba mais: O que é a influenza H1N1 (gripe suína), seus sintomas e o tratamento

Até agora, todos os casos registrados da gripe A estavam restritos a municípios do Sertão Central e de alguma foram ligados a Pedra Branca, onde o surto começou. Fortaleza é a primeira exceção. A paciente diagnosticada tem mais de 60 anos e é funcionária de um consultório médico em Fortaleza. Contudo, a Secretaria de Saúde afirma que não há motivo para preocupação, pois o surto já foi controlado e no momento não há nenhum caso sob investigação.

O boletim divulgado pelo órgão estadual informa ainda que nenhum dos casos evoluiu para a forma grave da doença e que a cada dia diminui o número de pacientes que procuram as unidades de saúde com febre, tosse e dor de garanta. “Nos últimos 10 dias, a notificação diária em Pedra Branca, que chegou a 160 casos, caiu para quatro. É com base nesses indicadores epidemiológicos que a Sesa conclui que o surto está sob controle”, diz o boletim.

    Leia tudo sobre: gripe Asurtovírus h1n1ceará

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG