Tamanho do texto

Este é o segundo acidente que acontece na obra neste ano em Mauriti, no Cariri cearense

Um operário morreu e outro ficou ferido na manhã desta sexta-feira (02) enquanto trabalhavam nas obras de transposição das águas do Rio São Francisco, no município de Mauriti, na região do Cariri cearense, a 516 quilômetros de Fortaleza. A obra foi a última visitada por Luiz Inácio Lula da Silva, em dezembro do ano passado, antes dele deixar a Presidência da República.

O servente de pedreiro, Fernando Gomes de Santana, de 25 anos, morreu atingido por um caminhão. Segundo a polícia, um deslizamento de terra fez o veiculo estacionado tombar em cima dele. Fernando chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho do o Hospital São José de Mauriti.

O outro operário identificado como Bruno de Lima Medeiros foi levado para o Hospital Regional do Cariri, no município de Juazeiro do Norte. Ele sofreu fraturas nas duas pernas e passa bem.

O acidente aconteceu no lote seis onde estão sendo construídos 44 quilômetros de canal. O projeto de transposição das águas do Rio São Francisco está dividido em 14 lotes de obras e mais dois canais de aproximação. Em Mauriti também está o lote 14, que prevê 13 quilômetros de túnel. Ao todo, a transposição do rio São Francisco terá 700 quilômetros de extensão e pretende beneficiar 12 milhões de pessoas no semiárido nordestino.

Este é o segundo acidente que acontece na obra em Mauriti em 2011. Em abril, parte de um túnel Cuncas I, na divisa com o Estado da Paraíba, desabou. Parte do teto ruiu quando operários trabalhavam na perfuração do túnel, mas ninguém se feriu. O desabamento também foi provocado por um deslizamento de terra.

Isso significa mais obstáculos mo andamento das obras de transposição do rio São Francisco, que já sofreu atrasos com seguidas paralisações. O projeto sofreu atrasos este ano em razão da dificuldade para aprovar aditivos contratuais e teve a data de conclusão adiada para o próximo governo, em 2015.