CCBB do Rio tem mostra para cinéfilos com deficiências

Já imaginou ir ao cinema e não ouvir os diálogos nem a trilha sonora? Ou não enxergar o que se passa na tela? Desde o último dia 5, deficientes auditivos e visuais têm a chance de acompanhar filmes da produção nacional recente graças a um sistema de legendagem e de descrição. Realizada no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio, sempre aos fins de semana, a mostra Cinema Nacional Legendado e Audiodescrito fica em cartaz até dezembro; em agosto, chega também ao CCBB de São Paulo.

Agência Estado |

No dia 5, foi exibido Fica Comigo Esta Noite , de João Falcão. O estudante Nelson Pimenta, surdo desde o nascimento, foi conferir. O sistema é o closed caption - não só as falas são transcritas, mas também sons como porta batendo, cachorros latindo, gritos ao longe, músicas relevantes para a trama. A descrição (antigamente feita ao vivo, por atores) é transmitida por meio de fones, pelos quais os cegos ouvem explicações sobre o cenário, figurinos, movimentos dos atores, etc.

Já descrita por um dos freqüentadores como 'o Oscar do cinema legendado', a mostra está em cartaz desde 2004, sempre com bastante procura. Inicialmente, tinha apenas a legenda para surdos. A fonoaudióloga Helena Dale, diretora da Associação de Reabilitação e Pesquisa Fonoaudiológica (ARPEF), foi a idealizadora. Em 2005, quando esteve nos Estados Unidos a trabalho e viu a experiência norte-americana (por lá, existem 200 salas dotadas do sistema), ela decidiu estendê-lo também para cegos.

Depois de Fica Comigo Esta Noite , estão programados Benjamim , de Monique Gardenberg, Cinema, Aspirinas e Urubus , de Marcelo Gomes, Depois Daquele Baile , de Roberto Bomtempo, A Máquina , de João Falcão, 2 Filhos de Francisco , de Breno Silveira, e O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias , de Cao Hamburger - todos com closed caption e audiodescrição.

O Outro Lado da Rua , de Marcos Bernstein, Garotas do ABC , de Carlos Reichenbach, O Casamento de Louise , de Betse de Paula, As Filhas do Vento , de Joel Zito Viana, Barra 68 , de Vladimir Carvalho, O Primeiro Dia , de Walter Salles e Daniela Thomas, e O Xangô de Baker Street , de Miguel Faria Jr, têm apenas closed caption. A produção nacional é privilegiada pelo simples motivo de a estrangeira já vir legendada. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

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