Catapora pode acometer crianças durante todo o ano

Catapora pode acometer crianças durante todo o ano Por Adriana Bifulco São Paulo, 26 (AE) - Febre, mal estar, perda de apetite e alguns pontinhos vermelhos na pele, que depois se transformam em vesículas e provocam muita coceira. São os sintomas típicos da varicela, popularmente conhecida como catapora.

Agência Estado |

Esta enfermidade, mais comum em crianças, tem maior incidência no fim do inverno, entre os meses de agosto e outubro, mas tem acometido muitos pequenos neste período, já próximo do verão.

"Trata-se de uma doença altamente contagiosa, provocada pelo vírus varicela zoster. Ele é transmitido por via respiratória ou por contato direto", explica Maria Zilda de Aquino, pediatra, infectologista e coordenadora do Centro de Imunização do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

"O período de incubação varia de dez a 21 dias e o de contágio vai desde 48 horas antes da primeira lesão aparecer até que todas as lesões estejam na fase crostosa (com casquinhas) o que dura, em média, duas semanas", complementa Marco Aurélio Safadi, pediatra, infectologista, professor de pediatria da Santa Casa de São Paulo e coordenador da infectologia da rede de hospitais São Luiz.

As lesões aparecem em todas as partes do corpo e não surgem simultaneamente. A varicela, ou catapora, é considerada uma doença benigna e seu tratamento é sintomático. "Deve-se dar, sempre sob recomendação médica, paracetamol ou dipirona para controlar a febre - em qualquer quadro viral não se usa aspirina - um anti-histamínico para amenizar a coceira, além de manter o banho e as unhas da criança cortadas. O paciente deve ser isolado para não transmitir a varicela", enfatiza Maria Zilda.

Em alguns casos, no entanto, podem haver complicações como otites, pneumonites, meningoencefalites, infecções secundárias na pele e até mesmo lesões nos olhos. "Por isso é importante sempre buscar orientação médica para tratar a doença", alerta Safadi.

Quando a catapora chega ao fim o paciente recebe alta médica pode retomar suas atividades habituais. No entanto, ele ficará com o vírus herpes zoster latente, ou seja o vírus permanece no organismo e volta a se manifestar quando a pessoa estiver com a resistência baixa, estiver com mais idade. é mais comum o herpes zoster se manifestar em pacientes imunodeprimidos (pessoas com câncer ou aids, por exemplo). É o que o povo conhece como cobreiro.

A vacina contra a varicela deve ser aplicada quando a criança completa um ano e a segunda dose aos cinco anos. No entanto, a vacina não está disponível no Plano Nacional de Imunização e só é ministrada em casos de surto ou para os imunodeprimidos. Na rede particular, ela custa R$ 155,00. Há crianças que, mesmo tomando a vacina, podem contrair catapora. "Mas são casos muito mais brandos, com febre baixa e poucas vesículas", avisa Maria Zilda.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG