Carnaval 2010: Portela prega inserção social pela web

Campeã do Grupo Especial do carnaval fluminense pela última vez em 1984, a Portela, que coleciona 21 conquistas, aposta na internet para voltar à glória. O samba-enredo escolhido para este ano - Derrubando fronteiras, conquistando a liberdade.

Agência Estado |

.. Um Rio de paz, um estado de graça" - vai tratar do uso da internet e da inclusão digital como meio para a inclusão social, o que levaria à paz. "Queremos fazer esse recorte para mostrar a tecnologia como uma ferramenta de transformação social", explica o carnavalesco da Portela, Alex Oliveira.

Para levar o título, a Portela levará à avenida 4,2 mil pessoas, divididas em 36 alas. "Vamos apresentar fantasias com soluções tecnológicas, além da utilização de novos materiais, com uma preocupação maior com a sustentabilidade", explica o carnavalesco. A escola não revelou os gastos para o desfile deste ano.

Para Oliveira, um dos principais pontos do desfile deste ano da Portela é o apelo social do samba-enredo. "Para poder mostrar como a internet possibilita essa inclusão das pessoas, levaremos à avenida pessoas que podem se beneficiar dessa inclusão, como cadeirantes, campeões paraolímpicos, anões, pessoas com síndrome de Down", afirma. "Queremos mostrar essa derrubada de fronteiras, e como isso pode acabar com o preconceito na sociedade", conta. Daí, conclui o carnavalesco, vem a ligação com o final do desfile e o pedido de paz para o Rio de Janeiro.

Segundo Oliveira, o grande destaque da escola, como sempre, é a participação da comunidade. "Não estamos interessados em servir de palco para famosos. Nesse aspecto, a Portela é muito tradicional", afirma o carnavalesco, que completa: "Mas, apesar de estarmos muito ligados à tradição, ainda somos uma escola que preza a inovação. Somos pioneiros, e isso explica o samba-enredo".

Confira a letra do samba-enredo:

Portela segue os passos da evolução... liberdade!
Num clique deleta barreiras
Deleta fronteiras da realidade
Desperta o bem social
Acessa o amor digital
Faz da criança um cidadão

Positivo pra nação
Na rede nossas vidas vão se transformar
Do ventre mais um ser nascerá
O dia de graça que o "mestre" cantou
Já raiou!

O meu pavilhão é minha paixão!
A luz da ciência é ela...
É samba, é jaqueira que não vai tombar
Sou Portela!

Mãos unidas pela inclusão
Povos, raças em comunhão
Vai meu verso ao mundo ensinar
É preciso navegar!
Brilhou no céu mais um sinal
Cruzando o espaço sideral
Portela... portal cultural de um país
Um "link" com a nossa raiz
Rainha da passarela
Revela um rio de paz pra viver
A senha de um amanhecer
Mais feliz

Minha águia guerreira
Vai voar... viajar!
Pousar no sonho de ganhar o carnaval
E conquistar o mundo virtual!

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG