Com o enredo Sob um manto de amor e paz, sou Leandro de Itaquera desfilando o Vermelho e Branco no meu carnaval, a escola de samba de Itaquera vai em busca do inédito título do Grupo Especial com 3.500 integrantes, divididos em 28 alas temáticas e cinco carros alegóricos, número máximo permitido pelo regulamento.

Para conquistar o título, a escola promete um desfile ousado e inovador no sambódromo do Anhembi. A bateria da escola, comandada pelo mestre Dinei, um dos mais antigos integrantes da agremiação, vai fazer uma performance cênica e usar três tipos diferentes de fantasias.

Após homenagear a atriz Regina Casé no ano passado, o enredo deste ano vai exaltar as cores da agremiação e comemorar os 60 anos do fundador e presidente da escola, Leandro Alves Martins, o "Seu Leandro". "A história revela que o vermelho era a cor que simbolizava a pessoa mais importante do reinado", segundo o diretor de comunicação da escola, Emerson Nunes.

Além disso, a escola vai celebrar as grandes festas populares no Brasil e no mundo. Não vão faltar referências aos maiores símbolos que têm o vermelho como cor. "Desde o Natal, o réveillon, o festival de Parintins até o carnaval do Salgueiro, escola do coração do Seu Leandro", afirmou. "O Japão, o Taj Mahal, o espermatozoide e o óvulo também são representados pelo vermelho", diz.

Além disto, uma das alas da escola deve provocar polêmica. Logo no carro abre-alas, o grupo de teatro São Paulo Diferenciado vai fazer uma encenação de casais para destacar a celebração da vida. Serão 25 casais que vão representar a concepção do óvulo e do espermatozoide. "Será a parte mais 'caliente' do desfile", conta Emerson. "Será surpresa, mais vai dar o que falar".

A principal novidade da escola neste ano é a estreia da cantora Sandra de Sá como intérprete oficial, ao lado de Beto Muniz. "Me sinto muito honrado em cantar com a Sandra de Sá. Sempre fui fã dela, conheço seu trabalho. E estou muito feliz de poder puxar o enredo ao lado dela", diz Muniz sobre sua nova parceira.

Pelo segundo ano consecutivo, Íris Stefanelli será a madrinha da bateria do mestre Dinei. A ex-BBB já desfila há quatro anos na escola. Ela terá a companhia da rainha de bateria, Viviane Cristina dos Santos, uma integrante da comunidade. Outro destaque vem na Comissão de Frente. É Alex Souza, modelo e ator, conhecido como o 'Homem de Preto'. No Abre-Alas estarão a modelo Sabrina Bong Bong, sósia da atriz Pamela Anderson, caracterizada como Eva, e o modelo Rodney Zílio, com o corpo pintado, como Adão.

A melhor colocação que a Leandro já conseguiu foi um terceiro lugar, em 1991, com o enredo "Querem Acabar Comigo". Até 1982, a escola foi campeã de todos os grupos até chegar ao Grupo Especial. A agremiação investiu R$ 1,5 milhão no Carnaval deste ano e não tem patrocinador. O subsídio veio da comunidade e da venda de fantasias. A escola tem uma parceria com o Shopping Metrô Itaquera para expor e vender as fantasias.

Confira a letra do samba-enredo da Leandro:

Vermelho e Branco, meu manto, meu amor
Uma paixão que corre na veia
Hoje a Leandro que nos inspira
A cair nessa folia

Vem desfilar, se apaixonar
Extravasar de alegria
Agora é o nosso momento
Vou dar o sangue se preciso for
Meu samba celebra a vida com muito amor
Brindar Réveillon, no Carnaval
Vou nesse mar, em alto astral
Na fé...eu busco a proteção, sagrado coração
Vem nos abençoar, a paz eternizar

Kaô meu pai Kaô...Kaô meu pai Xangô
Eparrei Oyá, Xeu Epa Babá...Oxalá

É de arrepiar, o frio que bate, nos faz viajar
Lá no Oriente, o sol nascente a brilhar
No templo do amor, a sedução
Da doce infância, a recordação
Lembranças guardadas com emoção...
Brasil! Que DEUS abençoou, Pau-Brasil! Que o homem explorou
Da cana ao sabor da cachaça, a pureza do algodão
A riqueza da borracha, apimentando essa paixão
Pare e sinta! nossa melodia...é garantido a sua energia
Pode aplaudir a majestosa bateria

O caldeirão do samba vai ferver
Leão Guerreiro vai te enlouquecer
Comunidade Geral. A Zona Leste faz seu carnaval!

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.