Carnaval 2010: Gaviões celebra 100 anos do Corinthians

O Corinthians comemora o centenário de sua fundação neste ano. E a escola de samba da principal torcida organizada do clube, a Gaviões da Fiel, não poderia ficar de fora da festa, e com o samba-enredo Corinthians.

Agência Estado |

.. Minha Vida, Minha História e Meu Amor", irá contar a trajetória do clube. "Além da contar a história do Corinthians, vamos falar da ligação do time com a torcida, para que todos os torcedores se vejam na avenida", explica Igor Carneiro, diretor de carnaval da escola.

Segundo o diretor, a escola, que deve levar ao Anhembi de 3,8 mil a 4 mil integrantes, teve de ser mais rigorosa nas participações. "Como é um ano especial, dava para ter mais de 10 mil pessoas desfilando. Mas daí não íamos conseguir apresentar um desfile dentro do tempo", afirma.

Carneiro explica também que o desfile irá abordar a história do Corinthians e citar eventos marcantes extra-campo, como a Semana de Arte Moderna de 1922 (ano em que o Corinthians conquistou o Campeonato Paulista que ficou conhecido por ser o do centenário da Independência do Brasil), a ligação do clube com a fé e com a democracia (representado pelo movimento da Democracia Corintiana de 1982 e 1983, quando o vitorioso time liderado por atletas como Sócrates, Wladimir e Casagrande se destacou também por defender a volta das eleições diretas e da democracia no País nos derradeiros anos de Regime Militar).

Também serão lembrados no desfile grandes conquistas da história do clube, como a Invasão do Maracanã (1976, o maior movimento de torcedores de um clube a outra cidade para acompanhar uma partida), a conquista do Campeonato Paulista de 1977 (que encerrou um jejum de 23 anos sem títulos) e o retorno à elite do futebol brasileiro, em 2008.

Para conquistar o quinto título do carnaval paulista (a escola ganhou em 1995, 1999, 2002 e 2003), a Gaviões investiu em torno de R$ 2,5 milhões no desfile. O Corinthians ajudou a escola ao destinar para o desfile parte da renda da partida contra o Flamengo, na penúltima rodada do Campeonato Brasileiro do ano passado.

Destaques

Entre os destaques do desfile da Gaviões estão ex-jogadores que marcaram época na história do clube, como Sócrates, Wladimir, Neto e o ex-goleiro Ronaldo. Do atual time, garantiram presença 11 jogadores, mas até agora não há nenhuma confirmação sobre a presença do atacante Ronaldo. Escolhido como "senhor centenário" pelo Corinthians, o ex-jogador do clube Marcelinho Carioca foi convidado, mas não deve participar do desfile.

A escola informou que chegou a convidar o corintiano mais famoso do País, mas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recusou o convite. A agremiação espera que o presidente possa, pelo menos, ir ao sambódromo assistir ao desfile.

A lista de celebridades da Gaviões inclui a apresentadora Sabrina Sato, que será a madrinha de bateria, e a estudante Geisy Arruda, que ganhou notoriedade ao ser hostilizada por alunos da Uniban ao usar um vestido curto na universidade. Serginho, líbero da seleção brasileira de vôlei masculino, será outro destaque da escola.

Confira a letra do samba-enredo da Gaviões da Fiel:

É mais que um caso de amor
Na alegria, ou na dor religião
Um sentimento que invade a alma
E não tem explicação
Nasceu da humildade à união
De um bom retiro a inspiração
Do povo a força pra lutar
Hei de cantar... Daria a vida a você timão
Manter acesa a luz do lampião
Pra te eternizar...

A bandeira a tremular
Na loucura da arquibancada
Eu sou gavião, sou superação
Corrente forte que jamais será quebrada

Derrubei barreiras, questionei!
E quem diria?
Surgiu no futebol um ideal de democracia
Explode num grito de gol
Não posso conter a emoção
Cem anos dentro do seu coração
Eu sou... O orgulho de uma nação
Trago o sonho de ser campeão
De Jorge a força que vem lá do céu...
E a ti serei fiel

Corinthians é o meu amor
O samba é minha paixão
Eu bato no peito e grito pra mundo
O meu orgulho de ser gavião

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG