Carnaval 2010: chocolate é aposta da Rosas de Ouro

Quem é fã de carnaval já pode ter visto desfiles que falavam sobre chocolate, mas não especificamente sobre sua principal matéria-prima. Essa é a aposta da Rosas de Ouro para o carnaval de 2010, contar a história do cacau.

Agência Estado |

Segundo o carnavalesco da escola, Jorge Freitas, a ideia surgiu da parceria com a rede de chocolates Cacau Show no ano passado. O tema do enredo, "Cacau é show", no entanto, foi alterado menos de um mês antes do desfile. Segundo a presidente da escola, Angelina Basílio, a Rede Globo, detentora exclusiva do direito de transmissão do Carnaval 2010 para televisão, "sinalizou" que a frase suscitaria o nome da marca. No contrato da emissora, não é permitida a realização de propaganda e ações de merchandising durante os desfiles. A escola acatou para evitar problemas e o enredo passou a chamar-se "Cacau: um grão precioso que virou chocolate e sem dúvida se transformou no melhor presente". A frase "o cacau é show" do samba-enredo virou "o cacau chegou".

Em seu terceiro ano como responsável pelo carnaval da Rosas de Ouro, Freitas revela que a história que será contada no Anhembi começa mil anos antes de Cristo, quando civilizações usavam o fruto do cacaueiro para fazer bebidas, selar casamentos e até batizar crianças. Depois, o cacau conquista a Europa, e após 100 anos de monopólio espanhol, volta ao continente americano em forma "do melhor presente". Esta é a hora em que o chocolate invade a avenida. "E terá até cheiro de chocolate", promete o carnavalesco. O desfile termina dando boas vindas à Páscoa e lembrando a tradição dos ovos de chocolate. A agremiação não revelou os custos do desfile.

No dia do desfile, o mestre Tornado será Willy Wonka, do filme "A Fantástica Fábrica de Chocolate" (Mel Stuart, 1971), e comandará 250 ritmistas que usarão cartolas inspiradas na do personagem. A modelo e atriz Ellen Rocche, fará o papel da rainha da fábrica. Outras celebridades esperadas no desfile da azul e rosa são o apresentador Luciano Faccioli e o astronauta brasileiro Marcos Pontes.

A escola da Freguesia do Ó entra na avenida este ano com 4,5 mil componentes, divididos em 24 alas e 5 carros alegóricos, para quebrar um jejum de 15 anos sem o título de campeã do carnaval de São Paulo. A Rosas de Ouro desfila no primeiro dia, e será a penúltima a se apresentar, por volta de 4h40. No ano passado, a agremiação apresentou o enredo "A Fábrica dos Sonhos", homenagem ao trabalho dos componentes de uma escola de samba para preparar um desfile, e ficou em terceiro lugar.

Segue a letra do samba-enredo da Rosas de Ouro:

É tão doce sonhar
E recordar a própria história
Eu, que já fui dádiva celestial
Em misteriosas civilizações
Fui batizado de cacau
Caminhei entre Maias e Astecas
Consagrei o meu valor
Caí na graça e no gosto
Na taça do imperador

A nobreza da Europa, eu conheci
E num tal mexe-mexe, eu me vi
Ganhei um gosto especial
A mistura deu carnaval!

Sou rei entre os presentes
Se for falar de paixão
Nos sentidos dessa gente
Posso tocar um coração
Agradeço a cada sonhador
Que me deu forma, brilho e cor
Estou aqui pra festejar
Hoje sou o símbolo da vida,
Renasci nessa avenida
Na escolha popular

Tá na boca do povo:
O Cacau chegou!
Sou Rosas, Rosas de Ouro
Meu sabor te conquistou!

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG