BRASÍLIA - O Secretário Estadual de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc (PT), deve ser convidado para assumir o Ministério do Meio Ambiente no lugar de Marina Silva, que pediu demissão do cargo na tarde desta terça-feira. As informações são da GloboNews.


Perfil

Divulgação
Minc deve assumir Ministério do Meio Ambiente
Nascido em julho de 1951, no Rio de Janeiro, Minc é casado e pai de dois filhos.

Estudou no Colégio Aplicação da UFRJ e, em 1967, foi vice-presidente da Associação Metropolitana dos Estudantes Secundaristas ( veja o especial do iG sobre 1968 ).

Líder estudantil, participou ativamente da resistência contra a ditadura militar, sendo preso em 1969, com 18 anos, e exilado.

Em 1979, com a Anistia, voltou ao Brasil.

Professor-adjunto do Departamento de Geografia da UFRJ, obteve o mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Técnica de Lisboa (1978) e doutorou-se em Economia do Desenvolvimento pela Universidade de Paris I - Sorbonne (1984).

Fundador do Partido Verde com Fernando Gabeira, Alfredo Sirkis e outros companheiros, Minc foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 1986, em coligação com o PT.

Reeleito, já pelo PT, em 1990, 1994 e 1998, recebeu em 1989 o Prêmio Global 500, concedido pela ONU aos que se destacam mundialmente nas lutas em defesa do meio ambiente.

Opinião:

Leia também:

Leia mais sobre: Marina Silva

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.