Carlos Lyra apresenta evolução da MPB na Praça XV

RIO DE JANEIRO - O Rio de Janeiro recebeu a estréia de sua Virada Cultural com o céu estrelado. Na Praça XV, em noite mais amena e agradável do que a previsão do tempo ameaçava, o Viradão Carioca foi inaugurado pelo bossanovista Carlos Lyra. A festa, já confirmada pela secretária de cultura Jandira Feghali como parte do calendário de eventos da cidade para os próximos anos, é inspirado em evento paulistano.

Fred Leal, especial para o Último Segundo |



Com um repertório voltado para o público carioca e violão mais afiado que voz, Lyra apresentou uma evolução histórica da canção brasileira, passando até por marchas-rancho e boleros que ajudaram a criar a levada típica da bossa-nova. Acompanhado por banda eficiente - formada por bateria, percussão, baixo, teclado, saxofone, trompete e flauta, além do violão elétrico de Lyra - o compositor desfiou sucessos dos anos 60 ao mesmo tempo em que situava as músicas em seu momento histórico. "Essa eu compus com a Dolores Duran", "essa é sobre o bairro que é berço da bossa-nova", e assim o passante casual da Praça XV aproveitou sua happy-hour de sexta-feira para dançar ao som de alguns dos maiores clássicos da música brasileira.

Embora cheia, a Praça XV estava longe de estar incômoda. O clima é leve enquanto a maioria aguarda pelo show de Dudu Nobre - inicialmente programado para a abertura, mas que teve seu show adiado em duas horas. Às 21h30, o público ainda era majoritariamente formado por trabalhadores do Centro do Rio (que já costumam fazer sua happy hour ali do lado mesmo, no Arco do Telles) e pessoas que voltavam para Niterói pelas barcas, e resolveram ficar mais um pouquinho para aproveitar os shows. Muitos casais dançavam, mas o show teve breve duração de pouco menos de uma hora. Surpreendentemente, também não houve discurso político na abertura do evento.

Com um público do tamanho certo e organização correta, o Viradão Carioca fez sua estréia nesta sexta-feira com o pé direito.

Leia mais sobre: Viradão Carioca


    Leia tudo sobre: viradão carioca

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG