Pelo segundo dia seguido, os cariocas enfrentaram temperaturas de mais de 40ºC nas ruas do Rio de Janeiro. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura máxima registrada foi de 40,1º C na Praça Mauá, no centro da cidade.

A sensação térmica, que varia de acordo com a umidade relativa do ar, passou dos 50ºC.

Na Avenida Presidente Vargas, uma das principais vias da cidade, os termômetros chegaram a marcar 48ºC por volta de 13h. "O número que aparece nos termômetros não é uma temperatura oficial, pois o asfalto e o concreto dos prédios provocam um aquecimento muito grande", explica Marlene Leal, meteorologista do Inmet.

Os vendedores ambulantes aproveitaram o calor para aumentar as vendas. Um deles acordou mais cedo, encheu o isopor e, em pouco mais de três horas, vendeu cerca de 50 garrafas d'água - 38% a mais do que costuma vender em uma tarde inteira.

Ontem, a temperatura máxima registrada no Rio de Janeiro foi de 40,4ºC. A previsão é de que uma frente fria que está no litoral de Santa Catarina e que deve passar por São Paulo chegue ao Rio na quarta-feira. Durante a semana, deve chover na região Sudeste e a temperatura pode cair até 8ºC, mas a previsão é de mais sol e calor a partir de sábado.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.