A última carga do lixo exportada ilegalmente da Inglaterra para o Brasil será embarcada neste sábado pelo Terminal de Contêineres (Tecon) do Rio Grande, no Rio Grande do Sul. Segundo o Tecon, os 10 contêineres foram carregados com 225 toneladas de lixo às 10 horas da manhã.

Por volta da meia-noite, o material será encaminhado ao Porto de Santos e, em seguida, enviado para o porto de Felixstowe, na Grã-Bretanha. A previsão é que o navio chegue em Santos na segunda-feira e duas semanas depois, na Inglaterra.

Em junho deste ano, o Brasil recebeu aproximadamente 740 toneladas de lixo doméstico da Inglaterra. A mercadoria entrou no País devido a documentação falsa que atestava que o material era plástico reciclável. Os contêineres continham materiais como baterias, pilhas, seringas, preservativos, restos de comida e fraldas usadas.

Em julho, três homens chegaram a ser presos na cidade de Swindon, no sul da Grã-Bretanha, mas foram soltos cerca de 24 horas depois sob pagamento de fiança. As importadoras que participaram da ação estão sendo investigadas pela Receita Federal.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.