Capricho na área de serviço

Capricho na área de serviço Por Marília Almeida São Paulo, 15 (AE) - Considerado o ambiente menos nobre da casa, a área de serviço pode não receber a devida atenção na reforma do apartamento ou construção da casa. Porém, alguns cuidados fazem diferença no trabalho realizado no ambiente.

Agência Estado |

Com um pouco mais de espaço, por exemplo, é preferível ter uma área retangular, que permite maior quantidade de armários e prateleiras, apesar de restringir a circulação. Para conseguir esse efeito, a arquiteta Paula Magnani abriu mão do quarto da empregada ao reformar um apartamento. Dessa forma, conseguiu introduzir mais bancadas no ambiente. "Elas são importantes para organizar roupas na hora de lavar e passar, além de possibilitar a realização de trabalhos manuais, como consertos, cuidar de plantas e servir de apoio para sacolas de
compra", explica. O ideal é ter ao menos 1,5 m de bancada de apoio.

Com mais espaço, é importante setorizar a área seca, onde fica a secadora, da área molhada, que abriga o tanque ou a lavadora. Um armário alto, do chão até o teto, com 70 cm livre para prateleiras, completa o ambiente e guarda objetos como vassouras e aspirador de pó. As prateleiras dos armários devem ser reguláveis devido à variedade de materiais que podem ser guardados no local, que pode ser utilizado também como depósito. Portas com 40 cm x 50 cm são recomendáveis.

O compensado é o material que domina o ambiente e deve ter revestimento melaminico, que o proteja contra a umidade. "O ideal é colocar, embaixo do tanque, o compensado naval com camada de fórmica, que protege mais", diz Paula. No piso, porcelanato com textura evita escorregões e é fácil de limpar. Na parede, a fórmica oferece praticidade, pois não tem rejuntes, ao contrário da cerâmica e pastilhas.

Boxe:
DICAS
Colocar eletrodomésticos e tanque sob uma bancada pode significar um ganho de 1,5 m
de área de apoio para atividades diversas

Área retangular dispensa a tábua embutida e permite passar roupa em bancadas, não atrapalhando a circulação

Em casas, use a área externa como área molhada

Luz fluorescente, além de mais econômica, é a mais indicada para trabalhos manuais como passar roupa. Amarelada, aquece o ambiente

Tanque e varais, além de eletrodomésticos, devem ficar próximos à janela, local com maior ventilação

Armários escondem tubulações de ar condicionado

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG