Canteiro de obras da ThyssenKrupp CSA no Rio é interditado

RIO DE JANEIRO - O canteiro de obras da ThyssenKrupp CSA no Distrito Industrial de Santa Cruz, na zona Oeste do Rio, foi interditado depois que procuradores do Trabalho e auditores fiscais do Trabalho detectaram irregularidades relativas ao meio ambiente de trabalho.

Redação |

A falta de equipamentos apropriados colocava em risco a segurança dos trabalhadores, que estavam sem cinto de segurança a mais de dois metros de altura, segundo o Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro. Outra falha encontrada foi a ausência de guarda-corpo nos andaimes do canteiro de obras de uma ponte e de um píer.

O complexo siderúrgico da ThyssenKrupp CSA, às margens da Baía de Sepetiba, abrangerá uma usina integrada para a produção de placas de aço, uma usina termoelétrica e um terminal portuário para recebimento do carvão importado e escoamento de toda a produção da usina.

Com a interdição do canteiro de obras, a construção do píer e da ponte só poderá ser retomada após a correção e adequação das irregularidades encontradas. Auditores fiscais farão nova inspeção para verificar se as medidas cabíveis para garantir a segurança dos trabalhadores foram tomadas.

O Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro recebeu denúncia de irregularidades no meio ambiente de trabalho e solicitou à Superintendência Regional do Trabalho (antiga DRT) inspeção no local. Segundo a procuradora do Trabalho Valéria Sá Carvalho da Silva Corrêa, foi instaurado procedimento investigatório para apurar se o consórcio está cumprindo ou não com as normas de segurança e saúde do trabalhador.

Caso não venha a ser firmado termo de ajustamento de conduta, o MPT poderá ajuizar ação civil pública para que o consórcio responda na Justiça pelo descumprimento da legislação vigente, além de pagar indenização por dano moral coletivo por ferir dispositivos constitucionais e infraconstitucionais de proteção ao trabalhador, disse a procuradora.

Leia mais sobre: obras interditadas

    Leia tudo sobre: ministério público do trabalhoobrasrio

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG