Exibida fora de competição nesta quinta-feira, a animação Kung Fu Panda roubou as atenções da mídia no Festival de Cannes, com uma estratégia de divulgação que envolveu o careteiro Jack Black, que dubla Po, o personagem principal, e um desfile de atores vestidos de panda pela Croisette, a avenida da Riviera francesa que concentra todas as atividades do evento. Além de Angelina Jolie e Dustin Hoffman, que também integram o elenco, chamou atenção a apresença do ator Lúcio Mauro Filho, que dubla Po na versão brasileira do filme.

'Kung Fu Panda' cativa ao transmitir a mensagem de que qualquer pessoa pode ser herói -- basta acreditar que é capaz. 'O super-herói só existe em nossa cultura porque as pessoas sentem a falta de algo nelas mesmas', disse Hoffman a jornalistas em coletiva de imprensa em Cannes. 'Você não precisa de super-herói. O super-herói está dentro de você.'

Getty Images
Lúcio Mauro Filho e Jack
Black brincam em Cannes

Numa temporada cinematográfica em que 'Homem de Ferro' já arrecadou quase 200 milhões de dólares nas bilheterias dos EUA e Canadá e em que outros personagens de quadrinhos, como Batman e o Incrível Hulk, devem chegar aos cinemas nas próximas semanas, fica claro que o público ama seus super-heróis.

Mas o filme de animação 'Kung Fu Panda', que estréia em todo o mundo a partir de junho, traz um ídolo pouco convencional que se presta mais a provocar gargalhadas que a espancar os vilões da história.

Po, dublado por Jack Black, é gordo, preguiçoso e trabalha servindo macarrão no restaurante de seu pai. Mas ele sonha em tornar-se como os lutadores de kung fu formados pelo mestre Shifu (Dustin Hoffman).

Quando Po é confundido com um guerreiro poderoso que vai salvar o vale em que vive com seus amigos animais, ele tem que aprender a tornar-se o panda durão pintado por sua imaginação.

O problema é que Po gosta muito mais de comer que de lutar -- a não ser que a comida seja sua motivação.

'Eu me vejo como um ursinho. Sou molinho, preguiçoso, fofo, peludo -- e às vezes maluco e feroz. Assim, não foi preciso atuar muito', disse Jack Black, ele próprio não exatamente esbelto. 'Eu sou Po; Po é eu'.

Angelina Jolie, que dubla uma lutadora chamada Tigresa, disse que, com seu tema sobre a descoberta do verdadeiro eu interior e externo, 'Kung Fu Panda' é perfeito para as crianças.

A atriz, que está grávida de gêmeos, disse que três de seus filhos já assistiram ao filme e gostaram. 'E eles são meus maiores críticos', contou ela, sorrindo.

Leia mais sobre: Festival de Cannes

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.