Cannes: irmãos Dardenne abordam imigração em novo filme

CANNES, 19 MAI (ANSA) - O sonho de conseguir a cidadania de um país europeu para poder viver e trabalhar no exterior faz parte da realidade de muitos brasileiros e latino-americanos pobres. No filme O Silêncio de Lorna, em competição no 61º Festival de Cannes, os irmãos belgas Jean-Pierre e Luc Dardenne contam uma história de imigração deste tipo, mas de uma mulher albanesa que, rodeada pela miséria e violência, procura um modo de permanecer legalmente na Bélgica.

Agência Ansa |

Os diretores, que já ganharam duas vezes a Palma de Ouro (com "Rosetta", em 1999, e "A Criança", em 2005), trazem neste ano um filme trágico e duro, mas com os tons delicados que sempre definiram o seu cinema. Interpretada pela atriz kosovar Arta Dobroshi, Lorna se casa com um rapaz dependente de drogas (Jeremie Reniere, o ator-fetiche dos irmãos Dardenne) para conseguir a cidadania belga, esperando que ele morra ou desapareça logo para deixá-la só novamente.

"Por mais que a história pareça impossível e que eu não tenha uma experiência direta, conheço muitas pessoas que a viveram de verdade", conta a atriz Arta Dobroshi, que poderá aspirar a um prêmio em Cannes por sua interpretação.

O problema é que, ao contrário do que pensava, seu novo marido resiste e parece disposto a continuar o casamento, o que leva Lorna a se auto-violentar para tentar provar à polícia que vive com um homem violento.

A partir daí, a mulher albanesa se envolve em um jogo de relações perigosas e surpresas, que inclui até a máfia russa. A linguagem dos irmãos Dardenne, contudo, abre espaço para momentos de amor e humanismo, mesmo diante da pior pobreza.

"A personagem de Lorna se torna cada vez mais humana e positiva durante a história, que no fim se revela uma história de amor", explica Luc Dardenne. "A imigração é uma coisa que existe e que é explorada, e todos nós devemos abrir um espaço maior do que se abre hoje", concluiu. (ANSA)

Leia mais sobre: Festival de Cannes

    Leia tudo sobre: festival de cannes

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG