As onze chapas registradas para a eleição indireta do sucessor de José Roberto Arruda no cargo de governador do Distrito Federal (DF) têm problemas na documentação exigida pela lei eleitoral. O presidente da Câmara, Cabo Patrício (PT), deu prazo de 72 horas para que os partidos cumpram todas as exigências.

O prazo vence na próxima segunda-feira, às 18 horas.

Além de ser fictícia a primeira chapa inscrita - em nome de "Tony Panetone" e "Bezerra Dourada", um protesto de um grupo de estudantes contra a corrupção -, os outros dez candidatos deixaram de apresentar documentos como título de eleitor, certidão criminal eleitoral e proposta de programa de governo.

O candidato do PTB, Luiz Felipe Coelho, não é - ao contrário do que exige a lei eleitoral - filiado ao partido há mais de um ano. O candidato do PRTB, José Carlos Pereira, também não. Os candidatos a vice-governador pelo PSDC, Waldenor Paraense, e pela coligação PSL/PTN, Paulo Vasconcelos, também estão filiados às suas legendas há menos de um ano.

O PRB foi o único partido que não apresentou o ofício de autorização das candidaturas. PSL/PTN, PSDC, PMDB, PCdoB, PRTB e PV esqueceram de apresentar as cópias dos títulos de eleitor ou do candidato a governador, ou do vice, ou de ambos. A certidão de quitação eleitoral só foi apresentada pelo PRB, PTB, PT e PR. A exigência de apresentação da certidão criminal eleitoral, federal e estadual só foi apresentada pelos candidatos do PTB a governador e a vice.

Os candidatos que não são filiados há mais de um ano poderão ser substituídos por outros do mesmo partido. Fazer novas coligações, porém, é proibido. A eleição indireta está marcada para o próximo dia 17.

O cargo de governador do Distrito Federal foi declarado vago pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que cassou o mandato de José Roberto Arruda por infidelidade partidária. Acusado de ser o chefe de um esquema de corrupção no governo local, Arruda está preso há cerca de 50 dias por tentativa de suborno de uma testemunha.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.