Canais exibem especiais sobre ecologia no Dia da Terra

Criado há 40 anos, nos Estados Unidos, pelo senador Gaylord Nelson, o Dia da Terra não tem por objetivo firmar uma data para comemorações, e sim para se fazer alertas. Neste 22 de abril, milhões de pessoas ao redor do mundo se reunirão para protestar contra as ameaças que a própria humanidade criou à Terra.

Agência Estado |

Na TV, no lugar de passeatas com pessoas de branco, surgem trabalhos de conscientização. Com esse foco, os canais por assinatura National Geographic (NatGeo), GNT e Discovery Channel prepararam uma programação especial para a data.

No NatGeo, serão quatro estreias mundiais com temas sobre os oceanos. A programação começa às 20h, com "O Paraíso dos Tubarões". Na sequência, às 21h, é a vez de "O Labirinto Negro das Profundezas" e, logo depois, às 22h, "Oasis Submarino". Por fim às 23h, é a vez de "Uma Beijing Ecológica", que mostra como uma cidade agrícola se tornou um centro dinâmico e moderno.

Dos quatro programas do NatGeo, um dos destaques é "O Paraíso dos Tubarões", comandado pelo ecologista Enric Sala. Ele lidera uma equipe até as Ilhas Line, no Kiribati, no Pacífico, um dos últimos redutos selvagens de tubarões. Em entrevista ao Jornal da Tarde , Enric disse que uma barreira de coral só é saudável se houver a presença de tubarões. "Na maioria dos corais mundiais, não existem mais tubarões", ele diz. "Protegemos 12% das terras do planeta em reservas naturais, mas só 1% do mar."

No Discovery, a programação começa ao meio-dia. E de hora em hora, uma maratona de programas especiais será exibida, até às 23h. Serão abordados temas como montanhas, água, desertos e animais. No GNT, a programação já começou, no dia 18, com produções sobre meio ambiente. Nos dias 26 e 27, sempre às 21h, o canal exibirá "50 Dicas para Salvar o Planeta" e "Simples e Sustentável". As informações são do Jornal da Tarde.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG