Campanha de vacinação infantil contra poliomelite termina nesta sexta-feira em todo o Estado

SÃO PAULO - A segunda etapa da campanha de vacinação contra paralisia infantil acontece até esta sexta-feira, dia 15. A Secretaria de Saúde do Estado pretende imunizar 2,9 milhões de crianças menores de cinco anos, um número que corresponde a 95% da população paulista nesta faixa etária.

Redação |

Os postos de saúde irão funcionar das 8h às 17h. A primeira parte da campanha foi até o dia 13 de agosto e cerca de 2,5 milhões de crianças foram vacinadas.

Para esta segunda fase da campanha, foram mobilizados 15 mil postos fixos e móveis, com cerca de 57 mil profissionais de saúde envolvidos na operação.

É muito importante que todas as crianças menores de cinco anos sejam levadas aos postos de saúde para receber uma dose da vacina Sabin. Apenas essas duas gotinhas garantem proteção contra a poliomielite, afirma o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Causada pelo poliovírus selvagem, a poliomielite é caracterizada por febre, mal-estar, cefaléia e pode causar paralisia. A vacina é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, não há casos de poliomelite há 20 anos em São Paulo.

Leia mais sobre: Campanha de vacinação

    Leia tudo sobre: vacinação

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG