A primeira etapa deste ano da campanha nacional de vacinação do rebanho bovino contra a febre aftosa começa hoje, feriado de 1º de Maio, em 19 estados e no Distrito Federal. Em maio, de acordo com a nota do Ministério da Agricultura, serão imunizados os rebanhos do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Sergipe e Tocantins, além do Distrito Federal.

No Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná serão vacinados apenas os bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade.

Segundo nota no Ministério da Agricultura, iniciar a vacinação com os animais mais jovens faz parte de uma estratégia para pleitear o status de zona livre de aftosa sem vacinação. Em São Paulo, a vacinação atingirá cerca de cinco milhões, 40% do total de animais do Estado, rebanho calculado em 12 milhões. O comprovante da vacina deverá ser entregue até o dia 8 de junho nas unidades veterinárias locais. O valor da multa para quem não comunicar o procedimento é de R$ 44,75 por animal.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.