Os diretores James Cameron e Quentin Tarantino estarão entre os candidatos a receber o prêmio do Sindicato de Cineastas dos Estados Unidos (DGA), um dos mais importantes de Holywood e que marca o início da corrida pelo Oscar.

O canadense James Cameron foi apontado por "Avatar", sua superprodução de ficção científica em 3D, que já arrecadou mais de 1 bilhão de dólares nos cinemas de todo o mundo.

O americano Quentin Tarantino compete com seu "Bastardos Inglórios", com Brad Pitt, que conta as aventuras de soldados judeus americanos que perseguem chefes nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

Também foi indicada a americana Kathryn Bigelow - ex-mulher de James Cameron -, por "Guerra ao Terror", um filme sobre uma equipe de caça-minas durante a guerra no Iraque, um sério candidato ao Oscar.

O canadense Jason Reitman, diretor de "Up in the Air", com George Clooney, também foi designado e confirma seu crescente status em Hollywood, após o sucesso "Juno".

Finalmente, o americano Lee Daniels disputa com "Precious", bandeira do cinema independente americano em 2009 e revelado no festival Sundance.

O vencedor será anunciado no dia 30 de janeiro.

rr/LR/sd

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.