Câmara votará requerimento para adiantar aprovação de voto em lista fechada

BRASÍLIA ¿ A Câmara dos Deputados deve votar, na próxima quarta-feira, um requerimento para dar caráter de urgência aos projetos de voto em lista fechada e financiamento público de campanha. Na prática, se este requerimento for aprovado, as matérias passam na frente dos outros projetos da fila de votação. O acordo foi fechado em reunião de lideranças partidárias, nesta quinta-feira, na residência oficial da Presidência da Câmara.

Carol Pires, repórter em Brasília |

O projeto de financiamento público de campanha é praticamente consensual entre os partidos, porém os partidos menores (PP, PTB e PR) são contra o voto em lista fechada. Como muitos deputados vinculam a votação dos dois projetos, ambos podem ser inviabilizados.

A votação do requerimento servirá como termômetro para a votação da reforça política. Para as novas regras valerem para as eleições de 2010, os projetos precisam ser aprovados pela Câmara e pelo Senado até setembro desde ano.

Na avaliação do líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves (RN), a Câmara precisa votar as matérias de forma mais consensual possível. Não podemos vencer por cinco ou dez votos em maioria. O projeto precisa sair com força da câmara para chegar forte ao Denado, completou.

Segundo o presidente da Câmara, deputado Michel temer (PMDB-SP), os demais projetos relativos às mudanças na lei eleitoral, como o da fidelidade partidária, serão analisados por uma comissão especial a ser criada nos próximos dias.

Leia mais sobre: Câmara dos Deputados

    Leia tudo sobre: câmaracâmara dos deputados

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG