Câmara divulgará dados de verba indenizatória na internet

BRASÍLIA - A Mesa Diretora da Câmara decidiu nesta terça-feira que vai divulgar os nomes das empresas e os números das notas fiscais apresentadas pelos deputados para ressarcimento da verba indenizatória. O presidente da Câmara, Michel Temer, afirmou que esses dados estarão disponíveis no Portal da Câmara dentro de 45 dias, prazo pedido pela área técnica da Casa.

Valor Online |

Os deputados apresentam à Câmara, mensalmente, 17 mil notas fiscais.

Os dados sobre a verba indenizatória poderão ser acessados no menu Transparência do Portal da Câmara. Esse menu já disponibiliza o total utilizado pelo parlamentar com essa verba, além de informações sobre orçamento, contratos, licitações, aquisições e cargos de natureza especial da Câmara.

O 1º secretário da Câmara, deputado Rafael Guerra (PSDB-MG), vai coordenar a montagem do sistema para divulgação dos dados sobre a verba indenizatória. Guerra informou que também vai fazer um estudo financeiro sobre o impacto de uma eventual incorporação da verba indenizatória ao salário dos deputados. Ele disse que o assunto não foi discutido na reunião de hoje da Mesa, mas está em pauta na imprensa e precisa ser avaliado.

Para Guerra, uma eventual incorporação só vai ser aprovada se representar redução de gastos. Ele alertou, ainda, sobre a necessidade de avaliar o efeito cascata que essa mudança poderia gerar nas assembleias legislativas.

(Agência Brasil)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG