Câmara aprova projeto que obriga carros a terem airbags

BRASÍLIA - A Câmara aprovou nesta quarta-feira um projeto do Senado que define o airbag como um item obrigatório em carros novos produzidos no Brasil ou importados que sejam destinados à venda no País.

Severino Motta - Último Segundo/Santafé Idéias |

A cobrança vai ser feita de forma progressiva, cabe ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definir uma agenda para a incorporação do item nos carros fabricados no Brasil.Como a matéria é proveniente do Senado, o texto vai agora a sanção presidencial.

Dianteiro

A Lei obriga somente a instalação do airbag dianteiro, protegendo passageiro e motorista. Com ela, o cinto de segurança, o encosto de cabeça e o dispositivo destinado ao controle de emissão de gases poluentes e de ruído passam a ser itens obrigatórios dos carros produzidos no Brasil e destinados ao comércio interno.

Economia

O autor do projeto, senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), disse que a obrigação de airbags para carros novos vai baixar o custo dos automóveis que já contam com o item. De acordo com ele, os airbags são importados e a manufatura no País vai garantir a economia e empregos no setor.

Sobre o prazo do Contran para a aplicação da Lei, Azeredo disse que o mesmo é necessário devido ao projeto de carros antigos. Por isso, cerca de quatro anos devem se passar até que veiculos como "Uno, Gol e Kombi, que são projetos antigos, "sejam modificados e passem a contar com o item de segurança".

Leia mais sobre: airbag

    Leia tudo sobre: airbag

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG