Câmara aprova aviso de recebimento para multas de trânsito

BRASÍLIA - A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou no último dia 3, em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 4148/01, do deputado Luiz Bittencourt (PMDB-GO), que exige o envio das multas de trânsito com aviso de recebimento. A proposta foi aprovada e permite que o aviso seja assinado por qualquer morador da residência.

Agência Câmara |

Você acredita que o aviso de recebimento pode ajudar os motoristas em caso de multas não procedentes?
Sim

Não



A consulta é realizada somente entre internautas e não tem valor de amostragem científica

O texto original previa que o aviso fosse assinado e datado pelo destinatário, ou seja, pelo motorista infrator. O projeto segue para o Senado.

Atualmente, os departamentos de trânsito não são obrigados a enviar as notificações com aviso de recebimento. Por isso, muitos motoristas acabam não recebendo as notificações a tempo de recorrer.

Novo endereço

O substitutivo aprovado pela Câmara determina ainda que a notificação devolvida por desatualização de endereço do proprietário do veículo será considerada válida se, no prazo de 30 dias a partir da data de devolução, o novo endereço não houver sido comunicado à autoridade de trânsito. Se houver atualização do endereço pelo proprietário do veículo, será expedida nova notificação.

Se o aviso de recebimento não retornar à autoridade de trânsito em 30 dias, será expedida nova notificação, sem o aviso. Além disso, quando houver recusa em assinar a notificação, o infrator será considerado notificado.

    Leia tudo sobre: multa de trânsito

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG