Calor e vento forte em Santa Maria

Em pleno outono, os gaúchos andam sentindo calor demais.

Climatempo |

Na tarde de ontem, os termômetros passaram dos 30C na capital e na maioria das áreas do interior e do litoral. Porto Alegre chegou a registrar 32C. em Torres, no litoral norte gaúcho, teve a tarde mais quente do ano, com máxima de 32,9C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.

Nesta quarta-feira, como ontem, a região de Santa Maria, na área central do Rio Grande do Sul, amanheceu com calor e vento forte. A temperatura às 6 horas era de 28C. As rajadas de vento chegavam a 61 km/h. Esta situação é relativamente comum na região quando uma frente fria está próxima. O relevo local colabora para aumentar a intensidade do vento de noroeste.

Uma frente fria passou ontem pelo sul do Rio Grande do Sul e já está em alto-mar. Mas outro sistema já se aproxima do litoral sul gaúcho. As frentes frias não estão conseguindo avançar sobre as demais áreas do Rio Grande do Sul por causa do forte bloqueio atmosférico que ocorre atualmente sobre o Brasil. Há um grande e forte sistema de alta pressão atmosférica que impede o deslocamento normal das frente frias. Para vencer este bloqueio, a frente fria precisa ser forte. Por enquanto, isto não acontece.

Os gaúchos passam a quarta-feira com vento forte e calorão. Em Santa Catarina e no Paraná, sol forte e nada de chuva.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG