Calor deve continuar em São Paulo até sexta-feira

SÃO PAULO - A manhã desta segunda-feira começou com céu nublado na capital paulista, com registro de neblina em alguns pontos da cidade, mas o sol logo apareceu e a temperatura alcançou os 33,3°C no Mirante de Santana, na zona norte de São Paulo. A temperatura ficou só 0,8ºC abaixo do registrado no domingo, quando foi quebrado o recorde de calor para o mês de março desde 1943 - 34,1ºC -, quando foi iniciada a medição diária de temperatura em São Paulo.

Agência Estado |

No Mirante de Santana é que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) faz a medição oficial da temperatura média na capital. Em alguns locais, por causa de condições diversas, como a vegetação, variam tanto a temperatura quanto a sensação térmica - o mesmo ocorre com os relógios de rua.

Em Itaquera, na zona leste, os termômetros chegaram aos 35,6ºC , segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo.

Ainda de acordo com o CGE, por causa da baixa umidade relativa do ar não existe previsão para chuvas na cidade de São Paulo e regiões adjacentes até sexta-feira.

Os termômetros não baixam, as chuvas devem ser isoladas e só mais para o fim da semana chega uma frente fria, afirma a meteorologista do Inmet, Ester Ito.

Exercícios

Por causa da lista extensa de problemas de saúde que podem ser agravados pela atual situação climática, nesta segunda a Secretaria de Estado da Educação informou que todos os professores de Educação Física foram orientados a poupar os estudantes nas aulas e desaconselhou exercícios.

Com a recomendação da Secretaria, as atividades de educação física podem ser desenvolvidas em quadra com esforço reduzido ou em sala de aula, como fisiologia, história e regras dos diversos esportes e jogos de classe, trabalhando, assim, a agilidade e a coordenação motora.

Segundo a Secretaria, é importante também que os alunos sejam conscientizados da ingestão de líquidos para a hidratação, principalmente durante exposição ao forte calor. As escolas municipais também adotam as mesmas medidas durante esta época de tempo seco em suas aulas de educação física. As informações são do jornal "O Estado de S.Paulo".

Leia mais sobre: calor

    Leia tudo sobre: calorclimameteorologiatemperaturaverão

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG