Cai número de residências com quatro ou mais moradores

BRASÍLIA - A família brasileira, a cada dia, vem deixando de ser numerosa. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2007, divulgada nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta redução no número de domicílios com quatro ou mais moradores.

Agência Brasil |

As Regiões Sul e Centro-Oeste mostraram que, apesar da concentração de lares com dois, três e quatro pessoas, os domicílios com apenas um morador registraram crescimento. Na Região Sul, o aumento foi de 1 ponto percentual, o que resultou em 1.094 mil domicílios. No Centro-Oeste o aumento foi de 1,7 ponto percentual, chegando a 540 mil residências.

A Pnad revela que somente a Região Norte não seguiu essa tendência, mantendo o percentual de domicílios com seis moradores e elevando o índice de lares com cinco e com sete pessoas.

A Região Norte manteve o número médio de moradores por domicílio particular praticamente, estável em relação a 2006. A pesquisa apontou uma ligeira redução de 4,0 para 3,9 moradores por casa.

As Regiões Nordeste e Sudeste também mantiveram o número médio de moradores. O Sul e o Centro-Oeste apresentaram ligeira queda de 0,1 ponto percentual no número médio de moradores. No Sul, a média registrada foi de 3,1 e no Centro-Oeste, de 3,2 pessoas por domicílio.

A pesquisa indica ainda que o número de domicílios particulares permanentes, em 2007, alcançou cerca de 56,3 milhões de unidades, aproximadamente 1,7 milhão a mais que o registrado em 2006. De acordo com a Pnad, houve um aumento na quantidade de casas próprias de 0,7 ponto percentual.

O percentual de domicílios próprios quitados também cresceu e chegou a 69,8% do total. Essa expansão atingiu todas as regiões, com maior destaque para o Sudeste, que apresentou um aumento de 664 mil no total de residências. Em termos percentuais, a Região Norte apresentou o maior crescimento de imóveis quitados: 2,8 pontos percentuais em relação a 2006. O Norte também apresentou a maior parcela de domicílios próprios quitados: 77,9%.

Leia mais sobre: Pnad 2007

    Leia tudo sobre: pnad

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG