Caetano, Ivete, D2 e Ivan Lins são indicados ao Grammy Latino

Los Angeles (EUA), 17 set (EFE).- O brasileiros Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Marcelo D2 e Ivan Lins, este último com a The Metropole Orchestra, foram hoje indicados a diferentes categorias gerais do Grammy Latino 2009, que acontecerá em 5 de novembro.

EFE |

Caetano, com o álbum "Zii e Zie", concorrerá nas categorias melhor álbum de cantor/compositor, melhor música brasileira ("A Cor Amarela") e melhor videoclipe longo ("E a música de Tom Jobim").

Já o pianista Ivan Lins e a Metropole Orchestra disputarão o Grammy de melhor álbum ("Regência: Vince Mendoza"), melhor álbum de MPB e melhor gravação ("Arlequim Desconhecido").

Ivete Sangalo e Marcelo D2, por sua vez, estão na disputa pelos prêmios de melhor vídeo musical versão longa ("Pode Entrar") e melhor canção urbana ("Desabafo"), respectivamente.

Apesar de terem sido apenas quatro os brasileiros indicados nas categorias gerais da premiação, artistas de outros países muito conhecidos no Brasil também disputarão o gramofone dourado, alguns deles com Caetano e Ivan Lins.

É o caso da veterana argentina Mercedes Sosa, cujo disco "Cantora 1" foi indicado nas categorias melhor álbum do ano, melhor álbum folclórico e melhor design.

A italiana Laura Pausini é outra concorrente. Com o trabalho "Primavera Antecipada" e a música "En Cambio No", ela conseguiu indicações ao Grammy de melhor álbum vocal pop feminino e ao de melhor gravação.

O porto-riquenho Daddy Yankee, representante do gênero reaggaetone e que fez sucesso no Brasil com a música "La Gasolina" disputará dois prêmios.

O argentino Fito Páez, que já trabalhou com o Paralamas do Sucesso, concorrerá a um só: o de melhor álbum vocal pop masculino.

Mas o favorito a grande vencedor do Grammy é a dupla de música urbana Calle 13, de Porto Rico.

Formado por René Pérez Joglar "Residente" e Eduardo José Cabra Martínez "Visitante", o Calle 13 foi indicado nas categorias gravação do ano, álbum do ano, melhor album de música urbana, melhor canção alternativa e melhor vídeo musical versão curta.

A Academia Latina de Gravação, organizadora do Grammy, anunciou ainda que o mexicano Juan Gabriel será premiado como personalidade do ano.

A cerimônia de entrega dos prêmios acontecerá no Mandalay Bay Events Center, em Las Vegas. EFE fmx/sc

    Leia tudo sobre: grammy latinomúsica

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG