Cinco Vezes Favela nas comunidades cariocas - Brasil - iG" /

Cacá Diegues retoma projeto Cinco Vezes Favela nas comunidades cariocas

RIO DE JANEIRO ¿ Quase 50 anos depois, Cacá Diegues vai voltar aos morros do Rio para retomar o projeto Cinco Vezes Favela (1961), longa-metragem em cinco episódios que é um dos clássicos do Cinema Novo. Na verdade, o diretor retorna às favelas cariocas indiretamente: desta vez, são os próprios jovens e moradores que vão estar atrás das câmeras.

Redação |

Divulgação

Cacá Diegues discursa na formatura do projeto
"Cinco Vezes Favela, Agora por Nós mesmos"

Batizada de "Cinco Vezes Favela, Agora por Nós mesmos", a iniciativa deu origem a uma série de oficinas de direção, fotografia, produção, elenco, direção de arte e edição, ministradas por grandes nomes do cinema brasileiro, como Fernando Meirelles, Walter Salles, Daniel Filho, Ruy Gerra e João Moreira Salles. As aulas tiveram início em abril e a formatura de 229 alunos aconteceu na noite de ontem, no Cine Odeon.

Do total de formandos, 100 serão escolhidos para trabalhar nas filmagens, marcadas para iniciar em 29 de junho. Os roteiros e diretores para cada um dos novos cinco episódios já foram definidos, fruto do piloto das oficinas, realizado em 2007 com 150 participantes. A direção, aliás, cabe a jovens realizadores, todos oriundos de entidades sócio-culturais ou de inclusão audiovisual, como Nós do Morro, Afroreggae, Cinemaneiro e Observatório de Favelas.

Na cerimônia de formatura, Cacá comemorou o entusiasmo dos alunos. Ainda estamos no meio do caminho, mas de qualquer maneira essa energia será fundamental e decisiva na produção do filme, declarou o cineasta.  O projeto ainda não tem data para chegar às telas, mas possui distribuição garantida pela Sony Pictures, em parceria com Riofilme.

Leia mais sobre: Cacá Diegues

    Leia tudo sobre: cacá dieguescinema brasileiro

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG