O governador Sérgio Cabral anunciou hoje que vai contratar a consultoria do ex-prefeito de Nova York, Rudolph Giuliani, para auxiliar o Estado em ações de segurança pública, especialmente para a Copa do Mundo e Olimpíada. Em nota à imprensa, o governador lembrou que Giuliani já esteve uma vez no Rio, conhecendo a experiência da Polícia Pacificadora no Dona Marta.

"Ele tem uma equipe de profissionais que tem dado consultoria no mundo inteiro para eventos, administrações públicas ou companhias privadas, e vou contratá-lo para reforçar o nosso trabalho de segurança pública", diz Cabral na nota.

O governador afirmou ainda que uma equipe de consultores do ex-prefeito vai manter contato com equipes do governo para conhecer mais de perto a realidade do Rio de Janeiro e o trabalho que vem sendo desenvolvido. Segundo Cabral, dentro de um mês, Giuliani deverá apresentar uma proposta concreta de consultoria a ser contratada.

Sem divulgar os valores do contrato, o governo do Rio divulgou que ele deverá ser nos moldes do existentes entre o Estado e a INDG, em que um grupo de empresas paga a consultoria e o Estado complementa o valor. Giuliani deverá vir de quatro a cinco vezes por ano ao Rio para acompanhar as atividades de sua equipe e dar palestras, como os demais trabalhos de consultoria que presta em outros locais.

Pelo governo do Estado, ficarão responsáveis pela troca de informações e pelo acompanhamento do trabalho o secretário-chefe de Estado da Casa Civil, Regis Fichtner, o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, e o subsecretário de Segurança, Roberto Sá.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.