depredadores não passarão - Brasil - iG" /

Cabral: com Minc, depredadores não passarão

O governador do Rio, Sérgio Cabral Filho (PMDB), garantiu hoje que com a presença de Carlos Minc (PT) no Ministério do Meio Ambiente, os depredadores ambientais não passarão. Ele elogiou a escolha do seu secretário do Ambiente para substituir Marina Silva no cargo, afirmando que ele será um ministro absolutamente objetivo.

Agência Estado |

Segundo Cabral, Minc "tem por formação e por visão da questão ambiental a capacidade de dizer não para o que tem que ser dito não". Lembrou que o secretário fez o seu governo rejeitar a construção de um hotel em uma praia preservada de Búzios (baixada litorânea) e de uma termelétrica em Itaguaí (região metropolitana).

"A falsa dicotomia entre o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental é que não dá. No mundo moderno há de se compatibilizar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental", comentou. Para exemplificar a maneira de Minc trabalhar, citou o caso do Pólo Petroquímico a ser construído em Itaboraí.

"O Brasil está precisando de um gestor ambiental capaz de dizer que não é possível ou, se é possível, com estas e estas exigências. O complexo petroquímico de Itaboraí é um exemplo: foram seis meses de trabalho, com exigências ambientais jamais vistas na história de qualquer licença ambiental no Brasil, com exigências à Petrobras de novos investimentos no controle ambiental, de padrões tidos como dos mais modernos do mundo, e a proibição de certos investimentos que seriam feitos e que a Secretaria do Ambiente disse que não era possível", afirmou.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG