acidente ocorrido no domingo entre um bondinho, um ônibus e um táxi." / acidente ocorrido no domingo entre um bondinho, um ônibus e um táxi." /

Cabral anuncia que vai transferir gestão dos bondes de Santa Teresa para a Prefeitura

RIO DE JANEIRO ¿ O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, disse nesta segunda-feira que vai transferir para a Prefeitura do Rio a responsabilidade da operação dos bondinhos de Santa Teresa. A decisão foi tomada após uma pessoa morrer e pelo menos outras oito ficarem feridas em um http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2009/08/16/acidente+com+bonde+do+rio+deixa+1+morto+e+8+feridos+7911900.html target=_topacidente ocorrido no domingo entre um bondinho, um ônibus e um táxi.

Redação |

Carlos Magno

Sérgio Cabral ainda não sabe como será feita a mudança 

Segundo Cabral, o processo de transferência da gestão dos bondinhos

ainda não foi acertado com prefeito Eduardo Paes. O anúncio da mudança foi feita durante a abertura do Congresso Nacional de Hotéis 2009, no Centro de Convenções SulAmérica, na Cidade Nova, no centro do Rio.

Colisão

O acidente em Santa Teresa aconteceu na manhã de domingo. Um bondinho subia a ladeira da rua Paschoal Carlos Magno quando foi atingido por um táxi, que vinha na direção contrária. O condutor perdeu o controle do bonde, que desceu de ré. Um ônibus que estava logo atrás ainda tentou frear, mas não conseguiu impedir a batida.

De acordo com os bombeiros, havia cerca de 20 passageiros no bonde no momento do acidente. Em pânico, algumas pessoas começaram a pular do veículo. A professora de História Andreia de Jesus Resende, de 29 anos, saltou do bonde em movimento, ficou prensada entre o veículo e o ônibus e acabou morrendo no local.

Oito pessoas feridas foram encaminhadas para os hospitais Souza Aguiar, no centro, e Miguel Couto, na Gávea, zona sul. De todas as vítimas, somente a italiana Graziella Bidini, de 55 anos, permanece internada no Hospital Souza Aguiar. A Secretaria Municipal de Saúde informou que ela teve um traumatismo craniano leve e uma lesão no tórax. Ela foi operada e seu quadro é estável, mas inspira cuidados.

AE

Bondinho envolvido no acidente transportava 20 pessoas

Investigação

O delegado titular da 7ª DP (Santa Teresa), Fernando Veloso, informou que aguarda o resultado da perícia feita pelo Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) no bondinho para divulgar os rumos do inquérito.

A Associação de Moradores de Santa Teresa questiona a qualidade do freios do novo modelo de bondinho utilizado, os chamado Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). De acordo com a associação, o modelo não possui sistema de freio adicional, o que pode acarretar acidentes, como o ocorrido no domingo.

Em nota, a Secretaria Estadual de Transportes lamentou o acidente. A pasta informou que está apurando as causas da colisão em Santa Teresa e vai contribuir com as autoridades para o esclarecimento dos fatos.

Leia mais sobre: bondinho de Santa Teresa

    Leia tudo sobre: bondinhosanta tereza

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG