Cabo rompido está entre as causas de pane no check-in da TAM

Falha em cabos de fibra ótica na região do Grande ABC causaram perda da conectividade com a provedora de tecnologia da companhia

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Emissão de bilhetes foi feita manualmente nos guichês de atendimento da TAM, na sexta-feira
Duas falhas simultâneas de comunicação - o rompimento de cabos de fibra óptica e uma falha na fusão de fibra óptica na região do Grande ABC - causaram a perda de conectividade com o sistema de check-in da TAM na última sexta-feira (2), informou a companhia aérea. Ambos equipamentos, explica a TAM, são utilizados pela Sita - provedora de tecnologia da informação da companhia.

Entenda: Sistema de check-in da TAM cai e emissão de bilhetes é feita manualmente

As falhas afetaram todos os aeroportos onde a empresa atua, fazendo com que a operação de check-in fosse realizada manualmente. O sistema foi restabelecido às 11h20. "Desde o primeiro momento, técnicos da provedora trabalharam em parceria com profissionais da TAM para normalizar a operação no menor tempo possível", informa a empresa aérea.

A companhia destaca ainda que enquanto o sistema esteve fora do ar, as equipes de aeroportos atuaram conforme plano de contingência pré-definido, e em momento algum o atendimento aos clientes foi interrompido. "Entretanto, como o procedimento manual é mais demorado, a pontualidade dos voos foi prejudicada", explica. 

Após atrasos no País: Anac fará monitoramento especial da TAM por 30 dias

A TAM informa que prestou assistência aos clientes afetados pela situação e orientou seus passageiros a fazer o check-in pelo site da empresa, no intuito de diminuir o impacto nos aeroportos. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) monitorou as operações da companhia nos principais aeroportos do País e não encontrou motivos para impor penalidades imediatas. 

Segundo a empresa, o Procon também fiscalizou o atendimento oferecido aos passageiros em Congonhas, em São Paulo, e não verificou irregularidades. "Até as 16h30 de sexta, apenas duas reclamações sobre o ocorrido foram registradas pelo serviço Fale com o Presidente, canal de atendimento aos clientes", informa. 

"Para evitar novas ocorrências, a TAM adicionará novas rotas de comunicação ao seu sistema de check-in", explica. A companhia lamenta os inconvenientes causados a seus clientes e informa que tem prestado todas as informações solicitadas pelas autoridades, como de costume.

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