Brilhando com as bijuterias Por Amanda Valeri São Paulo, 18 (AE) - A bijuteria chegou definitivamente para ficar. O que antes era visto como um acessório barato e de baixa durabilidade, hoje é uma excelente opção para brilhar e deixar o visual ainda mais elegante.

Com o aumento da procura, as empresas definitivamente deixaram de lado o antigo preconceito e apostaram nesse novo mercado. Resultado disso: a cada ano há mais eventos e feiras destinadas ao segmento. Deixando os negócios de lado, as tendências para o verão 2009 acabam de sair do forno e chegam fresquinhas às consumidoras brasileiras. Como nas passarelas, as influências das bijuterias chegam de todas as partes. Há espaço para as pedrarias, para o colorido, para o prata e para o ouro, e também para acessórios que levam materiais rústicos e da natureza.

A grife Gabriela Pires traz para a estação mais quente do ano traços étnicos com tons terrosos avermelhados e turquesas. As cores neutras chegam acompanhadas da onda do metalizado, com peças que reterem aos temas mitológicos, ao mar e à natureza. O mix de metais compostos de ligas nobres com estanho ou latão puro proporciona um toque glamouroso à coleção. A marca também abre espaço para os modelos mais sofisticados, com acabamento de joalheria. Peças com fios torcidos surgem envolvendo os cristais cravados.

A sensibilidade da perfumaria aterrissou na coleção de verão 2009 da grife Camila Klein. Dividida em sete segmentos, as peças chegam ao mercado com o objetivo de representar a essência própria de cada mulher. A linha Chanel é composta por pedras Swarovski de lapidação clássica, em diversas tonalidades. A Jean Paul Gaultier tem modelos modernos que remetem aos clássicos, como as correntes. O destaque fica por conta das pulseiras e brincos em formatos angulares e cristais em tons cítricos.

O brinco de argolas, que promete vir com força total na estação mais quente do ano, é a peça-chave da linha Angel. A moda festa ganha a cena na linha Obsession, enquanto a ousadia - com serpentes cravejadas de pedras - é representada pela linha Just Cavalli. O romantismo, forte tendência no verão 2009, chega às peças da grife com madrepérola e tons pastéis, formatos de flores e anéis de folhas. Por fim, na linha Opium, o dia-a-dia foi transportado para formatos regulares e pedras acompanhadas de suaves linhas.

PENSANDO NA MODA

Profissionais ligados ao mundo da moda estarão reunidos entre os dias 17 e 19 de novembro para discutir o DNA da moda brasileira. Com o apoio do Senac, da Cultura Inglesa, do Centro Brasileiro Britânico e da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), o Pense Moda é destinado a um público diverso, composto por pessoas interessadas em moda: profissionais de criação, comunicação e marketing, empresários, bureaux de tendências, jornalistas, consultores de moda e estudantes. Em sua segunda edição, o encontro reunirá palestrantes de peso: o fotógrafo Mariano Vivanco, Mandi Lennard (Reino Unido), o consultor e stylist Nicola Formichetti (diretor de moda da Dazed & Confused) e o estilista inglês Henry Holland. Entre os convidados brasileiros, estão Geni Ribeiro, consultora da ABIT, o professor e sociólogo Álvaro Arthur de Castro, Paulo Borges, o cineasta Heitor Dhália, a jornalista e consultora Glória Kalil, e a jornalista Erika Palomino. Os ingressos já estão à venda e podem ser adquiridos no site WWW.pensemoda.com.br

NO COMBATE AO CÂNCER DE MAMA

A grife Oakley acaba de firmar uma parceria com a Young Survival Coalition (YSC), rede sem fins lucrativos de sobreviventes de câncer de mama. Para contribuir com esta causa, a marca lançará dois óculos femininos em edição especial dedicada à parceria, que levarão o símbolo da luta contra o câncer no Brasil e no mundo. De acordo com a Oakley, a venda de cada item renderá US$ 20 para a entidade.

FIQUE ESPERTA!

O verão está chegando e a preocupação com a balança também. E quem disse que a moda não pode ser uma grande aliada para obter (pelo menos visualmente) uma silhueta mais enxuta?

- As estampas virão com força total na estação mais quente do ano. Opte por figuras menores, já que as mais extravagantes costumam aumentar;

- A estação é caracterizada por cores fortes e intensas. Mas na edição 2009, os estilistas abriram uma boa fresta: o preto e as cores monocromáticas invadirão os looks veraneios;

- O manchado tie dye também será personagem presente no verão. Aposte no ombré, ou seja, aquele tingimento que vai ficando mais escuro da cintura para baixo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.