BRASÍLIA - Cerca de 35 mil pessoas assistiram, neste domingo, aos desfiles de 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios, segundo estimativas da Presidência da República. Sob um forte calor, o público viu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Marisa Letícia desfilaram em carro aberto. A Polícia Militar do Distrito Federal destacou 1.473 homens para fazer a segurança no local. http://ultimosegundo.ig.com.br/eleicoes/sao_paulo/noticias/2008/09/07/serra_e_vaiado_por_policiais_durante_desfile_de_7_de_setembro_1688039.html target=_topSerra é vaiado por policiais durante desfile de 7 de setembro

Acordo Ortográfico

No palanque das autoridades estiveram presentes o vice-presidente José Alencar, os ministros Nelson Jobim, da Defesa, Tarso Genro, da Justiça, Dilma Rousseff, da Casa Civil, José Gomes Temporão, da Saúde, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes,  o procurador-geral da República, Antônio Fernando  Souza, e os comandantes militares.

De acordo com a Presidência da República, o valor total do desfile é de R$ 1,62  milhão.

Chamaram também a atenção as homenagens à Argentina. A presidente do país vizinho, Cristina Fernández de Kirchner, é a convidada de honra deste ano do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Entre os integrantes do desfile, as jogadoras da seleção brasileira de futebol feminino foram as mais aplaudidas pela platéia. A equipe ganhou a medalha de prata nas Olimpíadas de Pequim.

Momentos do desfile

O potencial petrolífero do Brasil foi destaque neste domingo no desfile cívico-militar realizado em comemoração ao Dia da Independência, na Esplanada dos Ministérios. Quando os "valores nacionais" eram o tema do desfile, foi apresentada uma alegoria simulando uma torre de exploração de petróleo, cercada de crianças vestidas de petroleiros.

Momentos depois, em alusão aos "valores do civismo", uma ala de jovens passou caminhando atrás de uma bandeira da Petrobras. A estatal patrocina o Projeto Jovem Cidadão, do qual esses estudantes fazem parte.

Desde que a Petrobras e seus parceiros descobriram petróleo na chamada camada pré-sal, no ano passado, o governo passou a explorar politicamente o assunto.

Integrantes da seleção brasileira feminina de futebol desfilaram na hora em que foram exaltados os 'valores do esporte'. As jogadores foram muito aplaudidas pela plateia, inclusive pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A equipe conquistou no mês passado a medalha de prata nas Olimpíadas de Pequim.

Outro destaque da cerimônia foi a homenagem feita à Argentina. A bandeira do país vizinho foi carregada pelos participantes do desfile em dois momentos.

Leia mais sobre: 7 de setembro

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.