Brasileiros se destacam em congresso internacional de hematologia

NOVA ORLEANS - Os trabalhos de dois cientistas brasileiros foram destaque no 51º Congresso da Sociedade Americana de Hematologia, que ocorre até amanhã, em Nova Orleans, Estados Unidos.

Leoleli Camargo, de Nova Orleans |

Representando um consórcio internacional de pesquisadores, o professor Eduardo M. Rego, da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, apresentou ontem um estudo feito em conjunto com o México e o Uruguai, mostrando como a adoção de um protocolo de tratamento padronizado para combater a leucemia promielocitica aguda em crianças pode elevar os índices de sobrevivência à doença, igualando-os aos de países desenvolvidos. A doença é um tipo de câncer que afeta os glóbulos brancos e tem altas taxas de mortalidade em países pobres e em desenvolvimento.

A pesquisa foi apresentada na sessão plenária do congresso ¿ ocasião em que são mostrados os seis melhores trabalhos do evento. Realizado com 144 pacientes brasileiros, mexicanos e uruguaios, o estudo mostrou que a adoção de um conjunto de medidas que incluem diagnóstico rápido e tratamento precoce, com medicamentos de custo acessível, reduziram as mortes em 40% e aumentaram os índices de sobrevivência para, em média, 81%. Números que se aproximam aos de países desenvolvidos, onde o acesso a diagnóstico e tratamento é mais amplo.

Outro estudo de destaque foi o do engenheiro brasileiro Ariosta Silva. Pesquisador do Lee Moffitt Cancer Center, de Tampa, na Florida, o jovem de 31 anos recebeu uma bolsa da Internacional Myeloma Foundation ¿ ONG destinada ao auxilio de familiares e pacientes portadores de mieloma múltiplo ¿ para seguir estudando o desenvolvimento de modelos computacionais da medula óssea. A ideia é criar, no computador, um modelo que permita o estudo de como a doençaa evolui na medula humana, explica o cientista.

*Leoleli Camargo viajou a convite da Celgene

Leia mais sobre: hematologia

    Leia tudo sobre: saúde

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG